Telescópio James Webb está com todos seus instrumentos operacionais
Créditos: Divulgação/NASA

Telescópio James Webb está com todos seus instrumentos operacionais

Último instrumento está funcionando próximo do zero absoluto

O Telescópio Espacial James Webb (JWST) tem uma boa, ou melhor, ótima notícia para entregar aos terráqueos. O último instrumento que faltava ser calibrado finalmente começou a operar próximo do zero absoluto. Com isso, o James Webb está no cronograma e precisa realizar mais alguns testes antes de começar suas observações. 

13/04/2022 às 18:15
Notícia

Combustível de foguete espacial forma bela imagem no céu

Orbe luminoso foi visto em noite de aurora boreal no Alasca

Uma pequena temperatura para o instrumento e suor frio para os cientistas

Após anos de desenvolvimento, atrasos e 10 bilhões de dólares investidos, toda grande etapa de um projeto dá, sem perdão do trocadilho, um frio na barriga e faz os participantes suarem frio em cada milímetro das etapas avançadas. A nova e última etapa completada permitirá que o James Webb detecte a luz infravermelha de objetos espaciais. O instrumento em estado operacional é o Mid-Infrared Instrument (MIRI). 

Se você não gosta de frio, agradeça por não ser o MIRI. Ele está operando a uma temperatura de 7 graus Kelvin (a principal medida utilizada no âmbito científico). Em Celsius, é o equivalente a -266º. Quase como tomar banho no ápice do inverno. Mas ainda falta mais algum tempinho até o JWST iniciar suas observações. A equipe do Telescópio captará mais imagens de estrelas para testar calibração do MIRI. Enquanto isso acontece, o James Webb continuará calibrando seus espelhos e mais três instrumentos. A previsão é que tudo esteja pronto em junho.

James Webb: anos de produção até o lançamento

 

O projeto do telescópio James Webb foi desenvolvido pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) em conjunto com as agências espaciais europeias e canadense. Inicialmente, era previsto para ter sido lançado em 2007. Mas alguns problemas atrasaram o lançamento do modelo, um deles foi o alto custo de produção do telescópio James Webb, que estava aumentando cada vez mais e, ainda em 2005, fizeram os engenheiros repensar o projeto original.

Em 2016 o telescópio foi declarado como pronto, mas novamente o seu projeto foi suspenso por complicações de construção e ficou assim até 2019, quando ele finalmente foi montado. Entretanto, devido a pandemia causada pela COVID-19, mais atrasos aconteceram até a NASA finalmente marcar o dia 18 de dezembro de 2021 para o lançamento.

Continua após a publicidade

13/04/2022 às 17:15
Notícia

NASA divulga imagens de "pedras costas de jacaré" e...

Rover Curiosity precisou desviar de pedras para evitar danos nas rodas

Através dele os pesquisadores poderão observar ainda mais coisas do espaço, podendo ver algumas das galáxias mais antigas do universo e outros corpos celestes, como buracos negros.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Space
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.