Imagine a situação: você está em um lugar remoto no Alaska, estado norte-americano que, reza a lenda, tem mais ursos que bares. O seu objetivo é ver a aurora boreal, mas você ganha um extra: um gigantesco globo de luz meio roxo, meio azulado surge no céu. Você não sabe o que é aquilo. Obviamente, costuma questionar se foi um algum alienígena entrando na Terra. Mas claro, quase tudo tem uma explicação científica.
Apple divulga vencedores do concurso de fotografia "Shot...
Concurso era exclusivo para imagens macro registradas pelos iPhone 13 Pro e Pro Max
"Bola maior que a lua"
A imagem foi registrada no dia 29 de março pelo fotógrafo Leslie Smallwood, natural de Fairbanks, Alasca. Segundo Smallwood, o globo de luz tinha um diâmetro maior que o da Lua e seguiu na direção nordeste-sudoeste no céu do Alasca. "Parecia que tinha algo girando dentro da bola quando eu dei zoom. E tinha uma pequena cauda. Não foi como se fosse atirado pelo ceú. Era como se ele estivesse esperando o tempo dele", contou o fotógrafo.
A imagem também foi registrada pelo casal Ronn Murray e Marketa Murray. Eles são os responsáveis pelo projeto "The Aurora Chasers", um sistema de câmera que tira fotos do céu a cada 45 segundo para registrar as auroras. Apesar de no início soar como algo inexplicável, há uma explicação: um foguete chinês.
Foguete chinês soltando combustível
De acordo com Jonathan McDowell, astrônomo do Harvard Smithsonian Center for Astrophysics, o horário da explosão bate com o voo de um foguete chinês. "O foguete Longmarch 6A foi lançado no dia 29 de março, na China, colocou em órbita dois satélites e, calculando sua órbita, ele passou sobre a região aproximadamente 350 milhas acima do momento que a imagem foi registrada", explicou McDowell. O cientista também explicou que a luz se deu pelo fato do foguete soltar seu combustível. Ele congelou na atmosfera e refletiu a luz solar".
A aurora boreal/austral costuma acontecer nos polos da Terra. Quando vento solar traz partículas extremamente carregadas de elétrons para a Terra, estas se chocam com nosso campo magnético e são defletidas para os polos, formando as famosas luzes brilhantes e dançantes no céu.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Peta Pixel