NASA divulga imagens de "pedras costas de jacaré" em Marte; entenda
Créditos: Divulgação/NASA

NASA divulga imagens de "pedras costas de jacaré" em Marte; entenda

Rover Curiosity precisou desviar de pedras para evitar danos nas rodas

Existem muitas coisas estranhas no nosso sistema solar. Seja algumas localidades na nossa Terra, "cabanas" na Lua ou supostas pirâmides e rosto humano em Marte. O planeta vermelho, árido e com fortes ventanias, tem uma superfície que se assemelha com a terra em alguns pontos, incluindo as "pedras costas de jacaré", responsável por fazer a NASA desviar a rota do rover Curiosity

11/04/2022 às 14:47
Notícia

Júpiter será um dos primeiros objetos observados pelo James Webb

Telescópio usará seus poderosos sensores para espiar "vizinho" da Terra

Ventifactos causaram danos ao Curiosity

O "apelido carinhoso" dado as pedras se deve ao fato da semelhança que as rochas possuem com as costas escamosas (e com relevos) dos jacarés. Em inglês, as pedras foram batizadas de "gator-back". Esse nome utiliza o termo "alligator", que é basicamente a versão anglicana de "jacaré". O "back" vem de "costas". Confira as imagens:


Pedras "gator-back" em Marte. Créditos: Divulgação/NASA.

Entretanto, essas rochas tem o nome científico de ventifacto. Elas são caracterizadas por serem pedras polidas pela erosão causada por grãos de areia ou pequenos cristais de gelo carregados pelos ventos. Apesar de sua forma bem curiosa, o primeiro encontro do rover Curiosity com elas, lá em 2012, não saiu como o planejado. As rodas do jipe marciano sofreram danos. Para evitar desgastá-las ainda mais, a equipe da NASA responsável pelo projeto decidiu alterar a rota do Curiosity.

A equipe também relatou que a região onde o jipe se encontra tem mais ventifactos do que todas as outra localidades visitadas nos últimos 9 anos e 5 meses. Essas pedras costas de jacaré são de arenitos, o tipo mais duro encontrado pelo Curiosity desde o início da sua missão.

A missão Curiosity iniciou em agosto de 2012 e não tem previsão para terminar. Inicialmente, encerraria em 2014, mas ela continua operando e tem um papel fundamental nos planos de exploração tripulada do planeta vermelho.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.