Pensando em aumentar a autonomia de seus veículos elétricos, a Volkswagen anunciou que fará uma série de ajustes na plataforma MEB (Modular Electric Platform) - dedicada 100% às máquinas do tipo para que elas não precisem ser ajustadas a partir da base dos comuns. O objetivo é chegar a um alcance de 700 km.
As novidades foram divulgadas durante apresentação da fabricante no Paris Electric Car Day, evento dedicado à tecnologias elétricas organizado pelo grupo de investimentos suíço UBS, responsável por gestão de fortunas, banco de investimento, gestão e corretagem de valores mobiliários.
Veja também: Volkswagen cria sua própria plataforma de NFTs
A MEB é base de todos os carros elétricos da família ID da Volks - os mais conhecidos são o ID.3 e a Kombi elétrica. Criada em 2015, ela surgiu com o objetivo de maximizar os avanços na fabricação de células de bateria.
O aumento na autonomia para o possível alcance de 700 km seria baseado principalmente no upgrade da taxa de carregamento, através do ajuste na MEB. O número subiria para 200 kW e permitiria viagens de longa distância.
Essa atualização deve estrear em lançamentos de 2023, como o sedã elétrico Aero B e nas próximas versões da série ID.
Crise dos semicondutores durante 'auge' dos carros elétricos preocupa
Apesar das expectativas de avanço com os upgrades na MEB, a crise dos semicondutores - que deve continuar no próximo ano - segue como motivo de cautela.
Os semicondutores são materiais de condução elétrica e essenciais para veículos do tipo - cada vez mais comercializados, sua fabricação em massa necessita do dispositivo. De acordo com a consultoria LMC Automotive, a venda de carros elétricos subiu para 4,5 milhões ao redor do globo, o triplo de 2019 - antes da pandemia de Covid-19.
Veja também: Carros da Volkswagen utilizarão semicondutores da Samsung
A atual crise foi desencadeada por fatores como desaceleração da produção, brigas comerciais entre Estados Unidos e China e incêndios em fábricas do componente. Devido à complicada situação, as montadoras preveem escassez do elemento nos próximos anos.
De acordo com o diretor financeiro da Volkswagen, Arno Antlitz, o cenário não deve melhorar de forma geral até 2024. No entanto, é esperado um pequeno 'respiro' no segundo semestre de 2022, mesmo que não resolva o problema "estrutural", como dito por ele ao jornal alemão Boersen-Zeitung.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Olhar Digital, Garagem360