Superaquecimento do Snapdragon 8 Gen 1 e Exynos 2200 pode ser culpa da Arm
Créditos: Divulgação/Qualcomm

Superaquecimento do Snapdragon 8 Gen 1 e Exynos 2200 pode ser culpa da Arm

Linha Galaxy S22 passou por polêmica de throttling devido ao superaquecimento do Exynos 2200

Quem é bem ligado no mundo (conectado rá) de tecnologias deve estar ciente dos problemas que a Samsung teve com o lançamento do Exynos 2200 e também da polêmica de throttling na linha Galaxy S22. Mas a Qualcomm não passou intacta aos casos de superaquecimentos nos seu chipset topo de linha Snapdragon 8 Gen 1. E a causa desses problemas pode ser a arquitetura Arm usada nesses SoCs.

12/04/2022 às 16:32
Notícia

Samsung está próxima de criar telas OLED mais finas e enroláv...

Redução no número de camadas do painel pode abrir espaço para novas formas de televisores no futuro

Arm tem culpa, mas não é a única causa

A informação, publicada primeiramente pelo Business Korea, diz que a arquitetura Arm dos núcleos usados pela Samsung e Qualcomm são um dos fatores que causam superaquecimento nos system on a chip das fabricantes. Os dois SoCsExynos 2200 e Snapdragon 8 Gen 1, utilizam a configuração de oito núcleos com: Arm Cortex-X2 para performance, três núcleos "grandes" Cortex-A710 e quatro núcleos pequenos Cortex-A510 — focados em eficiência e com o menor clock entre os três. 

Por atender um segmento exigente como o de processador flagships, eles precisam sempre mostrar mais desempenho. E mais desempenho, mais "potência", traz mais calor. O Cortex-X2 é 16% mais rápido que seu antecessor, o Cortex-A710 10% e os pequenos Cortex-A510 são 35%. Os dois SoCs são fabricados no processo de 4 nm da Samsung, que também tem sua parte de culpa.

E claro, o desenvolvimento dos processadores, de responsabilidade das fabricantes, impacta na dispersão térmica e resfriamento dos chips. Na parte de processo de fabricação, a Qualcomm abandonará a Samsung e escolherá a TSMC, que fabrica os chips Dimensity 9000, SoC high-end da MediaTek que vem superando os seus rivais nos smartphones flagship. Testes mostram que esse chip é mais rápido e eficiente que o Snapdragon 8 Gen 1 e Exynos 2200

Snapdragon 8 Gen 1 + e Snapdragon 8 Gen 2

O próximo chip da Qualcomm, o SD 8 Gen 1+, terá o clock do Cortex-X2 diminuído para evitar esse superaquecimento. Esse SoC deve ser apresentado em no próximo mês. Já para o SD 8 Gen 2 a fabricante deve sacrificar a eficiência energética para ter mais desempenho.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Phone Arena
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.