A Microsoft liberou ontem (12) as atualizações de abril de 2022 para o Windows 10 e Windows 11 e o patch parece estar causando travamento nos navegadores Chrome, Edge e Firefox. Esse problema está sendo reportado por diversos usuários dos sistemas operacionais e pode estar sendo causado por problemas de compatibilidade com alguns antivírus.
KB5012592: Windows 11 recebe atualização de segurança de abril
Ela também traz as correções de bugs introduzidas pela atualização opcional disponibilizada no final ...
Após realizar a instalação da atualização do SO, diversas pessoas estão relatando essa mensagem de erro ao tentar abrir seus navegadores: “o aplicativo foi incapaz de ser iniciado corretamente”. O sistema também informa o código de erro 0xc0000022.
O código informado tem características genéricas, e costuma ser exibido quando há alguma falha na instalação do aplicativo usado ou incompatibilidades com o sistema operacional. Nos registros de alterações do update de abril de 2022 para o Windows 10 e 11, a Microsoft não relatou esse erro como um problema conhecido, possivelmente porque ele está acontecendo com poucos usuários.
Créditos: Reprodução / Windows Latest
Pelos relatos anteriores sobre o 0xc0000022, os métodos para corrigi-lo envolvem reinstalar o programa afetado ou tentar acessá-lo no Modo de Segurança do Windows. A gigante de Redmond ainda não falou sobre a causa desse problema, mas a exibição da mensagem de erro parece estar relacionada diretamente com alguma mudança feita pela empresa.
Erro pode ser causado por antivírus
Segundo o site Windows Latest, o problema gerado pela atualização pode estar relacionado a uma incompatibilidade com softwares antivírus não tão populares, como o ESET. A responsável pelo desenvolvimento do aplicativo afirma que já lançou uma atualização para corrigir a questão, mas ela deve ser instalada de forma manual pelos usuários através de suas configurações.
A questão parece afetar principalmente as soluções de navegação segura do antivírus, que não conseguem iniciar corretamente após o update dos sistemas operacionais. Além de atualizar o software, os usuários podem garantir o uso correto do Firefox, Edge, Chrome e outros navegadores ao desligar esse tipo de proteção nas configurações do software.
Porta aviões ultramoderno dos EUA fica pronto ao custo de US$...
USS Gerald R. Ford demorou mais de 10 anos para ser construído
Até o momento não está claro se o problema afeta somente esses antivírus ou se está interferindo no funcionamento correto de outras soluções de segurança. Caso as mensagens de erro continuem a aparecer, o ideal é que o usuário desinstale as instalações cumulativas mais recentes do Windows 10 e Windows 11, voltando a aplicá-las somente após a Microsoft realizar os ajustes necessários.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Adrenaline, Windows Latest