NVIDIA transforma fotos 2D em cenas 3D instantaneamente
Créditos: Imagem/ Divulgação NVIDIA

NVIDIA transforma fotos 2D em cenas 3D instantaneamente

Tecnologia foi apresentada pela empresa durante o NVIDIA GTC 2022

A NVIDIA anunciou uma nova tecnologia que promete transformar um conjunto de fotos 2D em uma cena 3D rapidamente. Chamada de campos de radiação neurais, ou NeRF, a funcionalidade permite que os pesquisadores montem um cenário 3D a partir de várias fotografias tiradas em ângulos diferentes. 

02/04/2022 às 13:00
Artigo

20 imagens incríveis do universo capturadas pelo Telescópio E...

Satélite artificial da NASA está no espaço há mais de 30 anos e já mapeou centenas de milhares de gal...

O Instant NeRF foi revelado durante uma sessão da NVIDIA GTC, evento anual em que a NVIDIA apresenta suas principais novidades. Segundo a companhia, o modelo Instant possibilita a criação de cenas ou avatares para ambientes virtuais, captação de participantes de videoconferências e seus ambientes em 3D ou reconstrução de cenas para mapas digitais 3D.

O processo é conhecido como renderização inversa e utiliza-se de uma Inteligência Artificial para analisar o comportamento da luz no ambiente para reconstruir o cenário 3D a partir das fotos. De acordo com a NVIDIA, a equipe de desenvolvimento da empresa criou um modelo que executa o processo de maneira quase instantânea, sendo um dos primeiros do tipo que combinam "treinamento de rede neural ultrarrápido e renderização rápida"

Instant NeRF em ação 

Para demonstrar a utilização do Instant NeRF, a NVIDIA Research utilizou o modelo para homenagear uma foto icônica de Andy Warhol feita por uma Polaroid transformando-a em uma cena 3D. Confira abaixo o resultado em vídeo. 

Processo rápido

Segundo a NVIDIA, o Instant NeRF reduz consideravelmente o tempo de renderização em relação a processos de criação de cenas 3D anteriores. A empresa ainda afirma que esta é a técnica de NeRF mais rápida até hoje, alcançando mais de 1000 speedups (acelerações) em alguns casos, sendo capaz de renderizar uma cena 3D e dezenas de milissegundos. 

A técnica da empresa é chamada codificação de grade de hash multi-resolução, sendo leve o suficiente para rodar em uma única GPU NVIDIA, para as quais o modelo é otimizado. A NVIDIA utilizou o NVIDIA CUDA Toolkit e a biblioteca Tiny CUDA Neural Networks para o desenvolvimento do Instant NeRF

"O Instant NeRF pode ser tão importante para o 3D quanto as câmeras digitais e a compressão JPEG foram para a fotografia 2D – aumentando muito a velocidade, a facilidade e o alcance da captura e compartilhamento em 3D”, afirma David Luebke, vice-presidente de pesquisa gráfica da NVIDIA. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: NVIDIA
User img

Andre Bassani

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.