Caças F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira fazem voo inaugural; assista
Créditos: Canal do YouTube / Saab do Brasil

Caças F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira fazem voo inaugural; assista

Este é o início da nova era da aviação brasileira, segundo o presidente da COPAC

Na última semana, os dois primeiros caças F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram o voo inaugural, dando início à "nova era da aviação brasileira" - termo mencionado pelo Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).

As aeronaves permaneceram por volta de 50 minutos no ar, e foram pilotadas pelo Tenente-Coronel Aviador Cristiano de Oliveira Peres, e pelo Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos. O tempo foi utilizado para que pudessem ter o contato inicial o F-39 Gripen.

(Créditos: Canal do YouTube / Saab do Brasil)

Segundo a empresa responsável pela fabricação dos jatos, a Saab:

Alguns dos recursos embarcados até então eram inéditos para a FAB, sendo esta pioneira na operação da versão de dois assentos, o Gripen F, desenvolvido conjuntamente pelo Brasil e pela Suécia.

 

A companhia também comentou que a entrada dos caças na Força Aérea Brasileira significará "um importante salto qualitativo e tecnológico”. Foi informado que o último dos 36 (trinta e seis) F-39 Gripen, comprados inicialmente em 2014, serão enviados até 2026. E acreditam que "a parceria seja longa e duradoura, com ampla transferência de tecnologia para capacitar o Brasil a produzir caças supersônicos".

Continua após a publicidade

Um pouco mais sobre esta aeronave

As razões que fizeram este jato ser escolhido foram estas: baixo custo de operação, elevada disponibilidade, eficiência e capacidade tecnológica avançada. De acordo com a FAB:

"Em várias Forças Aéreas no mundo, o Gripen é o vetor responsável pela soberania e proteção dessas nações, nas 24 horas do dia, assim como faz missões de policiamento aéreo em algumas regiões críticas."

24/04/2021 às 11:20
Notícia

Embraer e FAB anunciam parceria na criação de um drone de com...

Organizações vão trabalhar juntas na criação de um VANT de classe superior

Além dessas características, esta é uma aeronave moderna, e dispõe de um sistema de combate completo, projetado para missões ar-solo e ar-ar - independentemente das condições meteorológicas. Este é apenas o início da negociação firmada com a Saab.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: canaltech.com.br Fonte: Canal do YouTube / Saab do Brasil
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.