Banco Central confirma lançamento do "Real Digital" para o segundo semestre de 2022
Créditos: pixabay.com / Publicado por "WorldSpectrum"

Banco Central confirma lançamento do "Real Digital" para o segundo semestre de 2022

A criptomoeda poderá estar disponível para a população em 2023

Na última segunda-feira, 11 de abril, Roberto Campos Neto participou de um evento promovido pela Arko e Traders Club (TC), e anunciou que o chamado "Real Digital" chegará ao país em julho deste ano. Em um primeiro momento, apenas alguns indivíduos poderão ter acesso; contudo, eventualmente, a partir de 2023 segundo algumas expectativas, deverá chegar para o restante da população. Em novembro de 2020, Paulo Guedes, ministro da Economia, afirmou que o Brasil teria uma moeda digital criada pelo Banco Central (BC), e que os moldes seriam diferentes de outros criptoativos, como o Bitcoin (BTC) ou o Ethereum (ETH).

A criação seria viabilizada pela autoridade monetária, por meio de um modelo chamado de "moeda digital de banco central" (em inglês: Central Bank Digital Currency / CBDC). Anteriormente, Campos Neto havia cogitado que uma versão piloto seria lançada neste ano - um acontecimento confirmado, depois das informações explicadas. Detalhes adicionais sobre o estágio de desenvolvimento da criptomoeda não foram mencionados, e nem especificaram quais ocasiões esta opção poderá ser empregada no mercado econômico nacional.

O presidente do Banco Central concluiu:

"A gente tem o STR, um sistema que liquida todos os ativos e tem como garantia o Real. Então a gente vai ter como se fosse um sistema em cima desse, um STR digital, onde vai ser garantido pela moeda digital, o Real Digital, e os bancos vão conseguir emitir stablecoins em cima dos seus depósitos.”

(Ilustração / Créditos: pixabay.com)

Um dos intuitos deste projeto é "melhorar a eficiência do mercado de pagamentos de varejo e de promover a competição e a inclusão financeira para a população ainda inadequadamente atendida por serviços bancários." O Real Digital será baseado no Sistema de Transferências de Reservas (STR), plataforma que acontece a liquidação final de todas as obrigações financeiras do nosso país.

Em outra ocasião, o economista declarou: "Não vejo as criptomoedas sendo usadas como pagamento, e sim como veículos de investimento. No entanto, isso pode mudar na medida que a adoção também aumente".

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: exame.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.