Oppo prepara smartphone com tela enrolável para 2023
Aparelho é capaz de se expandir para os lados para aumentar a sua tela
Já tendo bastante experiência com telas flexíveis e dobráveis para smartphones, a Samsung agora planeja inovações no segmento de TVs.
De acordo com informações publicadas pelo site The Elec, nesta terça-feira (12), a empresa sul-coreana trabalha em uma simplificação do processo de produção dos displays tipo QD-OLED, utilizados nas Smart TVs topo de linha da marca.
Como resultado, a nova geração de painéis QD-OLED deve ser mais fina e flexível, algo que permitiria até mesmo a construção de TVs enroláveis num futuro próximo. Cabe destacar que o conceito não é exatamente novo, uma vez que marcas como a LG já fizeram demonstrações de telas enroláveis embutidas em mobílias, em edições anteriores da CES (Consumer Electronic Show).
Agora resta esperar para ver como a Samsung planeja implementar esse diferencial. Já imaginou uma Smart TV portátil que pudesse ser facilmente transportada como um papel enrolado?
O fator principal para conseguir essa flexibilidade está na redução do número de camadas de vidro utilizadas no substrato dos painéis QD-OLED. Segunda as fontes ouvidas, o objetivo seria manter uma única camada no substrato, algo possível com a eliminação da camada que faz a conversão de cores para cada um dos LEDs.
LG Signature enrolável custava cerca de 500 mil reais em 2020
Quais as vantagens desta tecnologia?
Apesar dos detalhes ainda escassos, essa mudança na tecnologia de substrato do painel mostra que a Samsung pode estar encontrando novas formas para fazer a conversão das cores emitidas pelos pixels da tela. Isso tem o potencial para simplificar toda a cadeia de produção das TVs, reduzindo custos (inclusive para o consumidor) e aumentando consideravelmente os yield rates (a taxa de produtos fabricados sem defeitos) da tecnologia QD-LED.
Segundo estimativas da SamMobile, caso a Samsung atinja uma taxa de rendimento de 70% na sua produção, ela será capaz de levar mais de 880 mil painéis do tipo QD-LED em 2022, os quais poderão ser utilizados tanto na fabricação de Smart TVs quanto de monitores. Importante lembrar ainda que em meados de 2021 a própria Samsung já vinha demonstrando painéis flexíveis e enroláveis, mas em uma escala mais voltada a dispositivos mobile.
E aí, como imagina uma TV enrolável num futuro próximo? Deixe a sua opinião sobre a tecnologia aqui nos comentários!
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: SamMobile Fonte: TheElec