Como os fãs da Anitta usaram o algoritmo do Spotify para colocar o hit “Envolver” em primeiro lugar nas paradas mundiais.
Créditos: Warner Music

Como os fãs da Anitta usaram o algoritmo do Spotify para colocar o hit “Envolver” em primeiro lugar nas paradas mundiais.

A música se mantém entre as 10 músicas mais tocadas na parada até hoje.

Muito se falou na Anitta nas últimas semanas por ela ter se tornado a primeira artista brasileira - e também latina - a alcançar o 1º lugar nas paradas mundiais com uma música solo em espanhol.Envolver” foi lançada em novembro do ano passado com foco no mercado latino mas só começou a hitar - como chamam no Twitter - no finalzinho de fevereiro.

A música começou a crescer nas reproduções diárias no Spotify após vários vídeos da cantora viralizarem no TikTok e no Twitter. Nos vídeos, Anitta reproduz a coreografia presente no clipe de Envolver durante os shows que ela fez no Brasil. Foi aí que essa dancinha se tornou “O passo da Anitta” ou El paso de Anitta", como ficou conhecido lá fora.

Em questão de dias, a música já estava entre as 50 mais tocadas de todos os países da América Latina onde o Spotify está presente. Enquanto a música crescia dia após dia nesses países, no Brasil, a música não havia ainda despertado o interesse dos brasileiros.

No dia de seu lançamento em novembro, Envolver estreou na posição #23 entre as 50 mais tocadas do Brasil com 517.118 reproduções e teve um desempenho mediano, ficando entre as 100 mais tocadas do país por algum tempo.

Somente no dia 12 de março, a música entrou pela primeira vez no Top 50 das músicas mais tocadas do Mundo, na posição #48 com 1.461.708 reproduções. Desse total, apenas 322.649 foram reproduções únicas vindas exclusivamente do Brasil, o que representa apenas 22% dos plays totais da música naquele dia.

Após a grande repercussão internacional que a música estava tendo, as reproduções vindas do Brasil também começaram a aumentar e por consequência, impulsionar a música nas paradas globais, fazendo com que Envolver subisse mais posições. No dia 19 de março, a música entrou pela primeira vez entre as 10 músicas mais tocadas do mundo, com mais de 2,5 milhões de reproduções.

Continua após a publicidade

Foi aí então que os brasileiros começaram uma mobilização nacional para colocar Envolver no primeiro lugar da parada. Se você abriu as redes sociais aquele dia, só se falava nisso. E finalmente, no dia 24 de março, isso aconteceu. Envolver se tornou a música mais reproduzida globalmente com mais de 6,4 milhões de plays.

Parte do sucesso de “Envolver” pode ser atribuído aos fãs que, ao verem que a música estava crescendo organicamente em outros países, começaram a utilizar de recursos para aumentar os plays totais da música. Essa tática é muito comum e utilizada por vários fãs de diversos artistas do mundo todo, como Ariana Grande, Taylor Swift e BTS.

Para aumentar os números de uma música na plataforma é necessário fazer algumas coisas. Se você simplesmente ativar a função repetir e deixar a música tocando enquanto faz outra coisa, o algoritmo do Spotify entende que esses plays são automatizados ou feitos por robôs, e desconta esse valor da soma oficial de reproduções, que é atualizada diariamente.

Para evitar isso, fãs da Anitta descobriram algumas formas de não serem detectados pelo algoritmo, que são:

  • Não reproduzir a mesma música em sequência, alternar ela com outras;
  • Reproduzir apenas 20 vezes a música por conta, mais que isso o algoritmo também entende que é um robô;
  • Criar mais de uma conta no Spotify e fazer mais 20 reproduções;

Do ponto de vista do marketing digital, não há nada de errado com os fãs fazendo isso. Se um artista tem pessoas dispostas a fazer isso, isso só mostra o quão poderoso eles são. Cabe ao Spotify entender que esses números são legítimos, vindos sim de pessoas que estão ouvindo a música, mesmo que milhares de vezes. 

Atualmente, Envolver ainda se mantém entre as 10 músicas mais tocadas na plataforma. No momento em que escrevo, a música está na posição #8 da parada com 2,6 milhões de reproduções. Dessas, somente 576 mil são do Brasil.

Anitta lança hoje seu 5º álbum de estúdio chamado “Versions Of Me”, com músicas em inglês, espanhol e em português, com influências do pop, funk e reggaeton.


.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Rest Of World
User img

Tainan Toldo

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina. Viciado em tecnologia, internet e mundo pop. Redator no Mundo Conectado, Adrenaline e ASUS Fanáticos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.