Em uma pesquisa recente, os astrônomos que estudam especificamente a atmosfera de Netuno descobriram que a temperatura planeta caiu nos últimos 17 anos. A mesma pesquisa apontou que o polo sul do mesmo planeta aqueceu consideravelmente.
Vulcões de gelo descobertos em Plutão podem criar condições p...
Existe a possibilidade de vulcões de gelo ainda estarem ativos
De acordo com a pesquisa postada no The Planetary Science Journal e com aproximadamente 100 fotos infravermelho termal tiradas entre 2003 e 2020, em Netuno, houve uma queda significativa na temperatura global de 8 graus Celsius entre os anos de 2003 e 2018.
Segundo o astrônomo Michael Roman, da Universidade de Leicester, na Inglaterra, essa mudança de temperatura no oitavo planeta do sistema solar foi "inesperada". Roman ainda revelou: “Desde que observamos Netuno durante o início do verão no sul, esperávamos que as temperaturas estivessem lentamente ficando mais quentes, não mais frias.”
As imagens abaixo foram realizadas pelo telescópio Very Large no Chile e pelos telescópios Keck e Subaru no Havaí. O vermelho mais escuro representa uma temperatura mais fria.
Estações de 40 anos
Com ventos de 2.000 km/h, o gigante de gelo que está a 2,78 milhões de milhas do Sol possui estações que duram 40 anos, sendo o planeta com estações mais longas da sistema solar. Assim, apenas um ano em Netuno equivale a 165 anos terrestres. Para se ter uma ideia desse tempo de mudanças de estações, o segundo planeta com duração mais longa é Urano, com 20 anos entre uma estação e outra.
Sabendo disso, os astrônomos relataram que o verão começou no sul de Netuno em 2005. Dessa forma, o pesquisador sênior do Jet Propulsion Laboratory (JPL) da Caltech, Glenn Orton disse: “Nossos dados cobrem menos da metade de uma temporada de Netuno, então ninguém esperava ver mudanças grandes e rápidas.”
Os estudos mostram que a temperatura média do planeta é de -200 graus Celsius. Curiosamente, enquanto a temperatura do planeta cai, o polo sul de Netuno apresentou uma alta na temperatura entre os anos de 2018 e 2020, subindo cerca de 11 graus Celsius durante esse período.
Os cientistas ainda não conseguiram identificar uma explicação concreta sobre essa queda de temperatura que Netuno teve. Para os estudiosos, essa variação pode ter acontecido por mudanças na química estratosférica do planeta, ou então, simplesmente por padrões climáticos aleatórios.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: Gizmodo Fonte: The Planetary Science Journal