Netuno está ficando ainda mais frio, e cientistas não sabem explicar o motivo
Créditos: Divulgação/NASA

Netuno está ficando ainda mais frio, e cientistas não sabem explicar o motivo

Gigante de gelo teve uma queda de 8 graus Celsius em um período de 15 anos

Em uma pesquisa recente, os astrônomos que estudam especificamente a atmosfera de Netuno descobriram que a temperatura planeta caiu nos últimos 17 anos. A mesma pesquisa apontou que o polo sul do mesmo planeta aqueceu consideravelmente.

30/03/2022 às 18:00

Vulcões de gelo descobertos em Plutão podem criar condições p...

Existe a possibilidade de vulcões de gelo ainda estarem ativos

De acordo com a pesquisa postada no The Planetary Science Journal e com aproximadamente 100 fotos infravermelho termal tiradas entre 2003 e 2020, em Netuno, houve uma queda significativa na temperatura global de 8 graus Celsius entre os anos de 2003 e 2018.

Segundo o astrônomo Michael Roman, da Universidade de Leicester, na Inglaterra, essa mudança de temperatura no oitavo planeta do sistema solar foi "inesperada". Roman ainda revelou: “Desde que observamos Netuno durante o início do verão no sul, esperávamos que as temperaturas estivessem lentamente ficando mais quentes, não mais frias.”

As imagens abaixo foram realizadas pelo telescópio Very Large no Chile e pelos telescópios Keck e Subaru no Havaí. O vermelho mais escuro representa uma temperatura mais fria.

Mudanças na temperatura de Netuno e fotos tiradas entre 2006 e 2020 (Crédito: Michael Roman/NASA/JPL/Voyager-ISS/Justin Cowart)

Estações de 40 anos

Com ventos de 2.000 km/h, o gigante de gelo que está a 2,78 milhões de milhas do Sol possui estações que duram 40 anos, sendo o planeta com estações mais longas da sistema solar. Assim, apenas um ano em Netuno equivale a 165 anos terrestres. Para se ter uma ideia desse tempo de mudanças de estações, o segundo planeta com duração mais longa é Urano, com 20 anos entre uma estação e outra.

Sabendo disso, os astrônomos relataram que o verão começou no sul de Netuno em 2005. Dessa forma, o pesquisador sênior do Jet Propulsion Laboratory (JPL) da Caltech, Glenn Orton disse: “Nossos dados cobrem menos da metade de uma temporada de Netuno, então ninguém esperava ver mudanças grandes e rápidas.”

Os estudos mostram que a temperatura média do planeta é de -200 graus Celsius. Curiosamente, enquanto a temperatura do planeta cai, o polo sul de Netuno apresentou uma alta na temperatura entre os anos de 2018 e 2020, subindo cerca de 11 graus Celsius durante esse período.

Os cientistas ainda não conseguiram identificar uma explicação concreta sobre essa queda de temperatura que Netuno teve. Para os estudiosos, essa variação pode ter acontecido por mudanças na química estratosférica do planeta, ou então, simplesmente por padrões climáticos aleatórios.

Via: Gizmodo Fonte: The Planetary Science Journal

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 e atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus grandes sonhos é se tornar dublador.