Oldweb: como ver sites antigos e viajar no tempo
Créditos: Reprodução/YouTube/SheldonVídeos

Oldweb: como ver sites antigos e viajar no tempo

Mate a saudade do visual da web há algumas décadas visitando as páginas que estão armazenadas nos arquivos do serviço

Em que ano você começou a navegar na internet? Aqueles que tiveram a oportunidade de acessar a rede mundial de computadores nos anos 90 passaram por muitas versões clássicas de sites antigos – pequenos ou grandes – que hoje são completamente diferentes.

Pois você pode viajar no tempo e conhecer como era o visual de sites consagrados no passados. Essa é a proposta do Oldweb, um site gratuito de código aberto que tem como principal ideia servir como uma espécie de “Museu da Internet”, salvando versões antigas e ativas de páginas web.

Veja também: WhatsApp vai parar de funcionar nos próximos dias em alguns aparelhos antigos

Como ver sites antigos com o Oldweb

Não é preciso instalar nenhum programa. O Oldweb é um serviço online e gratuito que permite que o usuário busque por URLs e visualize como era o design das páginas naquela época. Estão arquivados conteúdos desde 1996 – portanto, mais de 25 anos de história. Veja como acessar o serviço.

Passo 1. Acesse o site Oldweb – utilize o navegador do PC para obter melhores resultados.

Passo 2. No canto esquerdo da tela, escolha o browser da época. Algumas páginas não são mais acessíveis hoje pois requerem plugins incompatíveis com as tecnologias atuais. O que o Oldweb faz é emular essas versões de navegadores para que o conteúdo possa carregar.

Passo 3. Em seguida, digite a URL desejada no campo correspondente.

Passo 4. Marque a opção “Browser archives at” e defina uma data, seguindo o padrão [ano-mês-dia].

Continua após a publicidade

Passo 5. Clique em “Load” ou “Reload” e aguarde.

As páginas serão exibidas em uma versões emulada de navegador. Nem sempre haverá conteúdos específicos do dia escolhido e, em casos como esses, é mostrado uma página de uma data aproximada.

Visual do Adrenaline láaaa em 2002

Note, por exemplo, que ao buscar pela versão do site Adrenaline de 01/01/2002 vemos uma página de 16/12/2001. Na época, além de um visual completamente diferente, os principais destaques eram as reviews de Return to Castle Wolfenstein e Harry Potter.

Um agregador de sites antigos

Os conteúdos listados no Oldweb são possíveis graças a repositórios como o Internet Archive ou o Portuguese Web Archive, entre outros. Vale lembrar que nem todos os sites que já existiram estão disponíveis para visualização. É provável que muitos conteúdos alternativos tenham se perdido no imenso mar digital, deixando apenas as grandes páginas como marcos de um tempo que já passou.

Além disso, não repare na lentidão de carregamento das páginas. Em primeiro lugar, lembre-se que no passado as páginas demoravam mais para carregarem, então esse tempo extra de loading faz parte da experiência. Além disso, todo o conteúdo é executado via emuladores de browser, o que contribui para que o tempo de resposta seja maior.

Veja também: Instagram: como ver seus Stories antigos e baixá-los

E aí, quais sites do passado você gostaria de visitar? Conte para a gente nos comentários quais foram as suas descobertas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: OldWeb
User img

Wikerson Landim

Jornalista desde 2003, atualmente é Editor dos sites Mundo Conectado e Adrenaline. Em quase duas décadas, foi editor de diversos sites de tecnologia, games e entretenimento, além de produtor de conteúdo para sites corporativos. Nas horas vagas assume o volante para dirigir caminhões no Euro Truck e em todos os jogos de corrida que surgirem pela frente.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.