Estudantes cheiram pó de corretivo em vídeos no TikTok e colocam autoridades em alerta
Créditos: TikTok/Reprodução

Estudantes cheiram pó de corretivo em vídeos no TikTok e colocam autoridades em alerta

Prática pode trazer sérios riscos à saúde

A juventude é uma época de experimentações. Essas experiências podem ser boas ou ruins; causar mal ou bem para o futuro do jovem. E muitas dessas experimentações nascem do coletivo, de uma brincadeira em grupo, que se espalha entre os jovens de uma escola ou comunidade. Mas, com o advento das redes sociais, não existem barreiras físicas para essas práticas, que ao viralizarem acabam impactando milhares de jovens ao redor do mundo.

Em uma reportagem do G1 foi relatado que a “nova sensação” entre os jovens é cheirar pó de corretivo líquido e postar esses momentos em redes sociais. E isso - com toda a razão - tem preocupado os pais, escolas e autoridades responsáveis.

A “Trend do Corretivo”, como tem sido chamada, se difundiu entre alunos do ensino fundamental. Eles raspam o pó do corretivo líquido e cheiram, simulando o uso de entorpecentes. Em redes sociais como TikTok, Instagram e Twitter, muitos jovens têm relatado esses acontecimentos inclusive em sala de aula. Isso ligou um alerta, e diversas escolas estão punindo os alunos que têm praticado o ato, conversado com as famílias, além de terem criado campanhas e comunicados para informar sobre os riscos à saúde que essa prática pode acarretar, como dano a mucosa do nariz, sangramento do nariz, intoxicação e agravamento de quadros de rinite e sinusite.

Instituições de ensino do estado de São Paulo, Santa Catarina e Paraná relataram casos da “Trend do Corretivo” e até a polícia já foi acionada.

Riscos à saúde

Em entrevista ao G1, o médico otorrinolaringologista Eduardo Macoto, diretor da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia Cérvico-Facial (Aborl-CCF), declarou que "toda substância estranha ao nosso corpo que entra no nariz pode produzir algum mal". E acrescentou que "Em condições normais, a inalação de partículas de poluição ocorre em pequena quantidade, portanto o nariz consegue remover adequadamente estas partículas. Entretanto, nesta prática de inalar pó de corretivo, a quantidade de partículas é muito maior, então nariz pode não conseguir depurar completamente essa quantidade aspirada".

Contendo óxido de titânio e etanol - que funciona como solvente -, o corretivo líquido, caso inalado em grande quantidade, representa riscos graves à saúde. Na década de 80, nos Estados Unidos, foram relatados casos similares dessas práticas, o que motivou os fabricantes a adicionarem um forte odor para tentar inibir as pessoas de realizar tal ato.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: G1
User img

Eddy Venino

Escreve sobre games, filmes, séries e tecnologia desde 2017. Já teve diversos projetos na área, entre sites especializados e podcast. Ama cultura POP e se der corda vai conversar sobre assunto por horas a fio, indo de Dragon Ball a literatura clássica. Idealizador do coletivo NOIZ; hoje tenta tornar o entretenimento um local mais receptivo para que todos possam curtir seu lado geek/nerd.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.