TV Cultura realiza primeiros testes em 8K com câmera Sony Cine Alta VENICE 2
Créditos: Reprodução/TV Cultura

TV Cultura realiza primeiros testes em 8K com câmera Sony Cine Alta VENICE 2

Emissora investe forte em tecnologia inovadora na América Latina, assim como fez com som Dolby Atmos

Seguindo a evolução tecnológica, a TV Cultura realiza testes técnicos com a câmera Cine Alta VENICE 2 e seu novo sensor de imagem 8.6K Full Frame. A ação faz parte de uma parceria do grupo com a Sony para gravar na resolução 8K, algo único no Brasil, um conteúdo que será apresentado na próxima quarta-feira (13), no Teatro Franco Zampari, em São Paulo.

Não é a primeira vez que a emissora sai na frente na área. Em dezembro de 2021, ela passou a exibir materiais com a tecnologia de som Dolby Atmos, inicialmente projetada para cinemas, mas depois expandida ao uso doméstico. O recurso fornece som multidimensional, o qual "profissionais criativos de todo lugar coloquem cada som exatamente onde desejam", de acordo com sua fabricante. A TV Cultura é a única da América Latina a utilizá-lo.

Veja também: TV Cultura é a primeira emissora da América Latina com Dolby Atmos

Em entrevista à revista SET, o diretor técnico da emissora, Nelson Faria, exaltou a experiência com a câmera e o Dolby Armos, e detalhou mais sobre o quanto acrescentam nas transmissões.

"A qualidade, mesmo na operação que a gente consegue transmitir hoje em HD, melhora muito", disse ele. "Hoje, nós fazemos muitas gravações em 4K e exibimos em HD. Muitas gravações a gente faz com a possibilidade muito pequena de exibir em 4K, mas pelo fato de fazer assim, a qualidade de resolução melhora também em HD. No caso do 8K, a diferença é mais sensível ainda. Nós estamos gravando, por exemplo, 8K, 24 P, que é textura de cinema."

Tecnologia ajuda nas transmissões

"A gente está com pouca experiência ainda, gravando clipes que vão virar conteúdos para chamadas, para stock shot tudo em 8K. Eles vão acabar sendo utilizados durante muitos anos pela TV Cultura, porque a qualidade está sensacional. Vamos gravar também ensaios de escolas de samba."

Ainda de acordo com Faria, a tecnologia também ajuda nas transições, que são mais suaves e tornam notável a melhoria de qualidade, muito parecido com as séries hoje em dia. Segundo ele, é possível "perceber a diferença de uma TV de entretenimento [para de] jornalismo, que são vídeos mais duros".

Veja também: Las Vegas ganha espaço para shows ao vivo com som Dolby Atmos

Continua após a publicidade

A Cine Alta VENICE 2 pode gravar em 6K ou 8K e chega ao mercado com Sensor Full-Frame de 36 x 24mm. As gravações em 8K capturam imagens com resolução máxima de 8640 x 5760, enquanto em 6K chega a 6048 x 4032. De acordo com a Sony, "ambas tem sobreamostragem poderosa para imagens 4K".

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Revista SET
User img

Fabio Tarnapolsky

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.