Júpiter será um dos primeiros objetos observados pelo James Webb
Créditos: Divulgação/NASA

Júpiter será um dos primeiros objetos observados pelo James Webb

Telescópio usará seus poderosos sensores para espiar "vizinho" da Terra

Imagine a situação. Você compra investe uma boa grana em uma câmera DSLR e uma lente teleobjetiva potente para, sei lá, registrar imagens de eventos esportivos. Seja um futebol ou um surfista que está lá no "fundo" do mar. Só que antes você decide tirar fotos do fim da rua. Estranho (e um pouco stalker), né? O telescópio James Webb fará algo "quase" nesse estilo. Seus poderosos sensores e espelhos, feitos para estudar galáxias e planetas distantes, terá como um dos alvos de estudos Júpiter, nosso vizinho de sistema solar. 

07/04/2022 às 20:39
Notícia

Cientistas descobrem exoplaneta que é 9 vezes maior do que Jú...

Novo exoplaneta quebra suposições sobre como os planetas se formam

James Webb ajudará a solucionar dúvidas sobre o gigante

Por mais que Júpiter seja estudados há anos de observatórios terrestres e por sondas interplanetárias, diversas dúvidas surgem conforme aprendemos sobre ele. É o "só sei que nada sei". O telescópio James Webb dará a cientistas a oportunidade de sanar algumas perguntas. A atmosfera do gigante gasoso e a sua interação com a magnetosfera é uma das respostas que JWST pode ajudar a resolver. 

A Grande Mancha Vermelha de Júpiter, uma tempestade gigantesca e duradoura, também será observada por James Webb. Além do "planetão", suas luas também serão estudadas, assim como seu fino sistema de anéis.  

Primeiro ano de pesquisa já fechado

NASA já fechou o calendário de pesquisa do James Webb para o seu primeiro ano de funcionamento. O telescópio está pronto para iniciar esses estudos. Durante as operações de alinhamento do seus espelhos, ele tirou imagens de algumas estrelas e galáxias, mas nada no âmbito de pesquisa. O primeiro objeto espacial que o James Webb estudará é um segredo, mas o telescópio tem em seu sistema as coordenadas da sua primeira operação.

As pesquisas científicas já reveladas do JWST serão a captura das imagens das Grande e Pequena Nuvem de Magalhães, duas galáxias anãs que orbitam a nossa Via Láctea. O James Webb descobrirá as composições químicas das Nuvens de Magalhães. A nebulosa Borboleta, resquício da explosão de uma estrela gigante, há 3.800 anos luz de distância, também será estudada no primeiro ano de pesquisas do JWST.

Outro papel mais amplo do telescópio será investigar as estrelas mais velhas do universo e seus primórdios. 

James Webb: anos de produção até o lançamento

 

Continua após a publicidade

O projeto do telescópio James Webb foi desenvolvido pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) em conjunto com as agências espaciais europeias e canadense. Inicialmente, era previsto para ter sido lançado em 2007. Mas alguns problemas atrasaram o lançamento do modelo, um deles foi o alto custo de produção do telescópio James Webb, que estava aumentando cada vez mais e, ainda em 2005, fizeram os engenheiros repensar o projeto original.

Em 2016 o telescópio foi declarado como pronto, mas novamente o seu projeto foi suspenso por complicações de construção e ficou assim até 2019, quando ele finalmente foi montado. Entretanto, devido a pandemia causada pela COVID-19, mais atrasos aconteceram até a NASA finalmente marcar o dia 18 de dezembro de 2021 para o lançamento.

07/04/2022 às 17:00
Notícia

Astrônomos encontram galáxia mais distante já observada

Galáxia HD1 está a 13,5 bilhões de anos-luz de distância da terra

Através dele os pesquisadores poderão observar ainda mais coisas do espaço, podendo ver algumas das galáxias mais antigas do universo e outros corpos celestes, como buracos negros.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Digital Trends
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.