Primeira missão espacial totalmente privada chega à Estação Espacial
Créditos: REUTERS/Thom Baur - Reprodução/G1

Primeira missão espacial totalmente privada chega à Estação Espacial

Por um período de oito dias, novos tripulantes se juntam a outras sete pessoas que já estão no local para conduzir experimentos científicos

Até o presente momento, a primeira missão espacial totalmente privada pode ser considerada um sucesso. Os quatro astronautas que representam a empresa Axiom Space Inc chegaram neste sábado (9) à Estação Espacial Internacional (ISS).

Lá o grupo se junta a outros sete tripulantes que estão no local. Nos próximos oito dias eles farão pesquisas científicas. Os astronautas levaram 21 horas para chegar até o local após decolarem do Centro Espacial Kennedy, da NASA, a bordo do foguete Falcon 9, da SpaceX.

Veja também: Missão espacial que iria a Marte e outros projetos espaciais com a Rússia são cancelados

Missão é considerada um marco para voos espaciais comerciais

O astronauta espanhol Michael Lopez-Alegria, de 63 anos, aposentado da NASA, é o líder da missão que fará experimentos científicos e biomédicos no local. Ele está acompanhado por Larry Connor, de 70 anos, empresário imobiliário e do setor de tecnologia; Eytan Stibbe, investidor israelense de 64 anos; e Mark Pathy, empresário canadense de 52 anos.

Já a Estação Espacial Internacional atualmente conta com sete tripulantes – sendo três astronautas norte-americanos, um alemão, representando a Agência Espacial Europeia, e três cosmonautas russos.

A lista de pesquisas previstas para serem realizadas nos próximos dias inclui temas relacionados à saúde cerebral, às células-tronco cardíacas, ao câncer e ao envelhecimento. Mais detalhes sobre cada um dos experimentos não foram revelados.

Veja também: Astronauta francês tirou quase 250 mil fotos da Terra durante missão espacial

Para os livros de história

A missão AX-1 é a primeira equipe comercial de astronautas que chega à ISS com o objetivo de fazer pesquisas científicas. Esse é o sexto voo espacial humano da SpaceX nos últimos dois anos – o que mostra que a companhia vem intensificando suas atividades nesse segmento.

Segundo os executivos da Axiom, a empresa tem planos de construir a sua própria estação espacial no futuro, oferecendo outros serviços além de turismo espacial.

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: G1
User img

Wikerson Landim

Jornalista desde 2003, atualmente é Editor dos sites Mundo Conectado e Adrenaline. Em quase duas décadas, foi editor de diversos sites de tecnologia, games e entretenimento, além de produtor de conteúdo para sites corporativos. Nas horas vagas assume o volante para dirigir caminhões no Euro Truck e em todos os jogos de corrida que surgirem pela frente.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.