Will Smith é banido do Oscar por 10 anos após tapa em Chris Rock, mas ainda pode concorrer ao prêmio; entenda
Créditos: Brian Snyder/Reuters

Will Smith é banido do Oscar por 10 anos após tapa em Chris Rock, mas ainda pode concorrer ao prêmio; entenda

Ator está proibido de comparecer a eventos da Academia, no entanto, segue 'elegível' para receber estatuetas

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza o Oscar, decidiu banir Will Smith de seus eventos devido ao tapa dado em Chris Rock na 94ª edição do maior prêmio de cinema do mundo, realizado no fim de março. Na época, o humorista fez uma piada com a esposa do ator, Jada Smith, por conta de sua queda de cabelo, e recebeu uma resposta nada agradável.

A punição não cancela o Oscar recebido por Smith por sua performance em King Richard - Criando Campeãs, e ele ainda poderá ganhar outras estatuetas. No entanto, está proibido de comparecer aos eventos da organização.

"O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, mas não limitado ao Oscar", disse David Rubin, presidente da Academia, em nota. O agora banido ator fazia parte da entidade desde 2001.

A piada de Rock, que desencadeou o tapa de Smith, foi sobre a atual aparência de Jada. Durante sua apresentação na cerimônia, o humorista disse que mal poderia esperar para vê-la estrelar G.I Jane 2, sequência do longa G.I Jane, ou Até o Limite da Honra no Brasil. No filme, a protagonista vivida pela atriz Demi Moore é careca.

Jada tem uma doença chamada alopecia, que causa queda de cabelo, e já sofreu com sua aparência por conta disso, chegando a esconder as falhas com peças de roupa e tecidos.

Smith riu da piada de início, mas se levantou de sua cadeira pouco depois, foi até o palco e deu um tapa em Rock, que ficou chocado. "Will Smith acaba de dar uma surra em mim", disse ele na hora. Na sequência, o ator respondeu gritando: "Tire o nome de minha esposa de sua boca de m***".

Relembre o momento:

Ao receber a estatueta por sua performance em King Richard, ele disse em discurso emocionado que "o amor faz você cometer loucuras". Pouco tempo depois, pediu desculpas a Chris nas redes sociais.

Continua após a publicidade

"A violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva", destacou o ator em post no Instagram. "Meu comportamento no Oscar foi inaceitável e imperdoável. Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma sobre a condição médica de Jada foi demais para mim e reagi emocionalmente."

Apesar de ter sido internado em clínica de reabilitação após o ocorrido e o mais recente baque pelo banimento, os rumores não são de fim de carreira para Smith. Seu histórico nas filmagens não é de violência e ele chegou até a dar um bônus financeiro ao colegas de King Richard por conta do lançamento simultâneo do longa no HBO Max.

Confira a carta completa da Academia sobre o banimento de Smith na íntegra, assinada por David Rubin

A 94ª edição do Oscar deveria ser uma celebração dos muitos indivíduos em nossa comunidade que fizeram um trabalho incrível no ano passado. No entanto, esses momentos foram ofuscados pelo comportamento inaceitável e prejudicial que vimos o Sr. Smith exibir no palco.

Durante nossa transmissão, não abordamos adequadamente a situação no salão. Por isso, lamentamos. Esta foi uma oportunidade para darmos um exemplo para nossos convidados, espectadores e nossa família da Academia em todo o mundo, e ficamos aquém – despreparados para o inédito.

Hoje, o Conselho de Governadores convocou uma reunião para discutir a melhor forma de responder às ações de Will Smith no Oscar, além de aceitar sua renúncia. O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, entre outros, o Oscar.

Queremos expressar nossa profunda gratidão ao Sr. Rock por manter a compostura em circunstâncias extraordinárias. Também queremos agradecer aos nossos anfitriões, indicados, apresentadores e vencedores por sua postura e graça durante nossa transmissão.

Esta ação que estamos tomando hoje em resposta ao comportamento de Will Smith é um passo em direção a um objetivo maior de proteger a segurança de nossos artistas e convidados e restaurar a confiança na Academia. Também esperamos que isso possa iniciar um tempo de cura e restauração para todos os envolvidos e impactados.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: UOL, OFuxico
User img

Fabio Tarnapolsky

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.