China usa drones sonoros e 'cachorro-robô' para alertar população sobre lockdown
Créditos: PIXABAY

China usa drones sonoros e 'cachorro-robô' para alertar população sobre lockdown

Máquinas repetem frases como "segurem seus desejos por liberdade" e recomenda que moradores nem abram janelas de suas casas

Nos últimos dias, a China voltou à 'estaca zero' no combate à Covid-19. Com notificações que beiram mais de 20 mil casos nos últimos dias e recorde desde o início da pandemia, o país confinou sua população em novo lockdown, que atingiu grandes centros financeiros. A medida fez com que registros 'bizarros' surgissem na rede, com drones ordenando a população para que fique em casa e até cachorro-robô anunciando o avanço da doença, no melhor estilo 'apocalipse das máquinas'.

Na Weibo, mídia social chinesa, usuários compartilharam a presença dos drones perto de suas casas, que repetiam: "Por favor, colaborem com as restrições da Covid. Controlem seus desejos por liberdade. Não abram as janelas ou cantem". O momento foi repostado no Twitter.

Em 2020, quando a pandemia dava seus primeiros passos, cantar nas varandas foi uma prática comum dos confinados para passar o tempo e animar o que foi um tempo difícil para todos. Vários vídeos dos 'corais' nas áreas residenciais da Itália viralizaram na época.

Restrições vão além

E as 'restrições tecnológicas' não acabam por aí. Também em Xangai, um cachorro-robô foi flagrado nas ruas da cidade informando aos habitantes o avanço da Covid-19 na China e a imposição do novo lockdown.

Muitos países já afrouxaram as restrições sanitárias e classificaram a doença como uma endemia - que atinge locais específicos com maior incidência ou em épocas sazonais - mesmo caso de muitas já conhecidas, como catapora, dengue e a própria gripe. No entanto, a China adotou a política de "Covid-zero", onde a normalidade volta com nenhum ou muitos poucos casos ativos.

Junto a isso, o país teme uma nova variante do vírus, advinda da ômicron, descoberta em Suzhou, também responsável pela volta das medidas restritivas.

No Brasil, o uso de máscara já não é mais obrigatório em todos os estados e no Distrito Federal, mas o país ainda não considera oficialmente a Covid-19 como uma endemia.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Gizmodo
User img

Fabio Tarnapolsky

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.