Motoristas de Uber poderão ver destino e valor da corrida antes de aceitá-la; saiba como funcionará
Créditos: Reprodução/Shutterstock

Motoristas de Uber poderão ver destino e valor da corrida antes de aceitá-la; saiba como funcionará

Mudança tem como objetivo reduzir cancelamento e reforçar segurança para parceiros do aplicativo

Pensando na segurança e planejamento de seus motoristas - e tentando evitar cancelamentos de viagem excessivos - a Uber confirmou no começo da semana que agora os parceiros saberão qual é o destino final do passageiro solicitante e o valor total da corrida. O recurso não é novidade para moradores de cidades pequenas, pois já estava em testes nas mesmas.

A novidade não se limitará apenas às viagens com preço normal mas também às com tarifa dinâmica, ajustada de acordo com a demanda de cada local, que pode variar de acordo com o clima ou mesmo fechamento de bares em um sábado à noite.

Com a consolidação do recurso, ele estará agora disponível também para os motoristas em capitais, incluindo a federal - Brasília - e São Paulo. O aplicativo para colaboradores será atualizado.

"O objetivo é tornar cada oferta ainda mais clara", disse Araceli Almeida, gerente de Operações para Segurança da Uber, em comunicado à imprensa. "Fornecendo mais detalhes das viagens que estão sendo solicitadas por meio do aplicativo para que os parceiros possam decidir antecipadamente quais desejam realizar."

Antes da mudança, o motorista via apenas a previsão de tempo de viagem, com a renda estimada de acordo com a distância e duração. Em resumo, não será mais preciso aceitar a oferta para saber destino final e valor. 

"Para os motoristas, mostrar a trajetória é algo bem-vindo, porque isso é uma reivindicação desde 2017", disse Eduardo Lima, presidente da AMASP (Associação de Motoboys e Motoristas de Aplicativos de São Paulo) à Automotive Business.

Novo cálculo de preço dinâmico e valor por trajeto não agradam

Apesar da mudança ser boa em termos logísticos, o quesito financeiro não foi de todo bem recebido. O cálculo do preço dinâmico mudou de 'multiplicador' para 'valor fixo', o que diminuiu a renda nos casos de maior demanda. Além disso, as modificações na abordagem do trajeto também não satisfizeram os colaboradores.

“Está em outro formato, isso não caiu no agrado", comentou Lima também à Automotive Business. A Uber fala que não mudou nada, mas na prática, os motoristas estão reclamando que há havendo defasagem. Na prática, o repasse diminuiu no dinâmico."

Continua após a publicidade

“Antes, o motorista recebia a tarifa básica e um cálculo sobre o tempo da viagem e os quilômetros rodados. Por exemplo, se [agora] o passageiro falar  'passa na rua de trás para eu pegar minha filha’ ou algo do tipo, o motorista vai percorrer um trajeto a mais, gastar mais tempo, mas ainda vai ganhar aquele valor que foi estipulado."

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: UOL, Automotive Business
User img

Fabio Tarnapolsky

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.