Curitiba é a primeira cidade do Sul do país com rede 5G standalone da TIM
Créditos: Reprodução/Prefeitura Municipal de Curitiba

Curitiba é a primeira cidade do Sul do país com rede 5G standalone da TIM

Cobertura por enquanto ainda é restrita a duas regiões da capital paranaense

A cidade de Curitiba foi a escolhida para ser a primeira na Região Sul do Brasil a usar a tecnologia 5G. As primeiras antenas do 5G Standalone começaram a operar nesta semana em duas regiões da capital paranaense: o Parque Barigui e o Palácio Iguaçu.

As antenas são de responsabilidade da operadora TIM e operam na frequência de 2,3 GHz. O anúncio oficial foi feito durante uma cerimônia na sede do Governo do Estado do Paraná e contou com a participação do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e do governador do estado, Ratinho Junior.

Veja também: Venda de smartphones 5G supera a de aparelhos 4G pela primeira vez

Cronograma da Anatel prevê implantação do 5G a partir de junho

Clientes da operadora TIM que tiverem planos 4G e smartphones compatíveis com a frequência 5G já podem usufruir da rede de dados mais rápida em duas regiões da cidade: o Parque Barigui, localizado no bairro Mossunguê, maior área verde da capital; e no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado no bairro Centro Cívico.

Segundo a operadora, os demais municípios paranaenses começarão o receber o 5G em 3,5 GHz a partir do mês de junho, conforme cronograma divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Vale lembrar ainda que a TIM já disponibilizou em Curitiba o 5G DSS em alguns bairros da cidade. Essa tecnologia utiliza o espectro compartilhado do 4G e de outras redes. A exemplo da Claro e da Vivo, a TIM confirmou que não fará cobranças adicionais neste momento pelo uso do 5G.

Veja também: Certas frequências 5G podem interferir no altímetro dos Boeing 737 durante o voo

“O Paraná é palco de um momento histórico ao ser pioneiro em receber essa tecnologia que vai transformar o mundo. É um momento de disruptura com tudo o que tínhamos. Nos sentimos honrados em termos sido escolhidos pela TIM, uma empresa que já é quase paranaense, e ao mesmo tempo, animados para criar soluções que consolidem o Estado como o mais moderno e inovador do País”, afirmou o governador Ratinho Júnior.

Por fim, é importante destacar que o acesso ao 5G Standalone depende da compatibilidade do seu smartphone. Aparelhos como Samsung Galaxy Z Fold 3, Apple iPhone 13 e Motorola Edge 20 são alguns dos produtos indicados pela operadora.

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: XV Curitiba, Tribuna do Paraná
User img

Wikerson Landim

Jornalista desde 2003, atualmente é Editor dos sites Mundo Conectado e Adrenaline. Em quase duas décadas, foi editor de diversos sites de tecnologia, games e entretenimento, além de produtor de conteúdo para sites corporativos. Nas horas vagas assume o volante para dirigir caminhões no Euro Truck e em todos os jogos de corrida que surgirem pela frente.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.