Cientistas descobrem exoplaneta que é 9 vezes maior do que Júpiter
Créditos: Reuters

Cientistas descobrem exoplaneta que é 9 vezes maior do que Júpiter

Novo exoplaneta quebra suposições sobre como os planetas se formam

Pesquisadores descobriram recentemente um novo exoplaneta e que surpreendente é 9 vezes maior que o planeta Júpiter, mas o que torna a descoberta ainda mais notável é que além seu tamanho, o exoplaneta ainda está no "ventre". Ou seja, ainda está em formação.

07/04/2022 às 19:00

Passagens de meteoros são registradas no Nordeste e Sul do pa...

Observatórios e cinegrafistas amadores flagraram corpos celestes nas capitais Porto Alegre, Maceió, A...

E mesmo que outros exoplaneta tenham sido descobertos nos últimos anos, inclusive com alguns deles sendo semelhantes ao planeta Terra, não havia ainda sido encontrado outro tão grande e com essas mesmas condições.

Para que os estudos desse novo exoplaneta, intitulado como AB Aur b pelos pesquisadores, fosse possível, a equipe utiliza do Telescópio Subaru, que está localizado perto do cume de um vulcão havaiano inativo. Também está sendo usado o Telescópio Espacial Hubble em órbita para detectar e estudar o planeta.

"Acreditamos que ainda está muito cedo em seu processo de 'nascimento'", disse o astrofísico Thayne Currie, do Telescópio Subaru e do Centro de Pesquisa Ames da NASA, principal autor do estudo publicado na segunda-feira na revista Nature Astronomy.

"As evidências sugerem que este é o primeiro estágio de formação já observado para um gigante gasoso".

O protoplaneta AB Aur b

O AB Aur b está localizado a cerca de 9,5 trilhões de quilômetros da Terra, e ele está inserido em um disco expansivo de gás e poeira, que contém o material que torna possível a formação planetas, e está rodeado pela estrela AB Aurigae.

Como disse no inicio, foram descoberto outros exoplanetas nos últimos anos, aproximadamente 5 mil até o momento. Mas o AB Aur b não só está entre o maiores já registrados, o que o coloca mais próximo de ser listado como um planeta do que uma anã marrom (Que é o intermediário entre o corpo de um planeta e uma estrela.), mas também surpreende os pesquisadores pelo motivo do seu nascimento seguir um processo diferente da formação planetária conhecida pela ciência, segundo o astrônomo e coautor do estudo, Olivier Guyon.

"O pensamento convencional é que a maioria - se não todos - os planetas se formam por acreção lenta de sólidos em um núcleo rochoso, e que os gigantes gasosos passam por essa fase antes que o núcleo sólido seja massivo o suficiente para começar a acumular gás", disse Olivier Guyon do Telescópio Subaru e da Universidade do Arizona.

Outro ponto interessante é que quase todos os exoplanetas conhecidos pelos pesquisadores orbitam em torno de suas estrelas dentro de uma distância que os separa do nosso sol e em comum, tem como um dos planeta mais distante delas, Netuno. Já o AB Aur b ele está orbitando três vezes longe que Netuno do sol e 93 vezes a distância da Terra ao sol.

“Esse processo não pode formar planetas gigantes a uma grande distância orbital, então essa descoberta desafia nossa compreensão da formação de planetas”, disse Guyon.

Essa distancia orbital fez com que os pesquisadores acreditarem que o AB Aur b está se formando de um modo que o disco ao redor da estrela esfrie e a gravidade faz com que ele se fragmente em diversos "pedaços" e a gravidade os puxa, aglomerando-os, de modo que se formem planetas.

Esse nova descoberta deixa claro que a formação de planetas é algo muito complexo, e que envolve inúmeras variáveis capazes de surpreender até mesmo quem dedicou a sua vida olhando para cima.

Encerro com essa citação de Thayne Currie Astrofísico, Telescópio Subaru:

"Há mais de uma maneira de cozinhar um ovo. E, aparentemente, pode haver mais de uma maneira de formar um planeta semelhante a Júpiter."

Fonte: EuroNews

Diogo Batista

Um apaixonado por games, filmes de horror, livros e metal extremo. Começou a produzir conteúdo na internet quando tudo ainda era mato e não parou mais.