Decide, querida: Samsung planeja SoC único para a linha Galaxy
Créditos: Divulgação/Samsung

Decide, querida: Samsung planeja SoC único para a linha Galaxy

CEO da Samsung Mobile foi responsável pela declaração

Ainda hoje, quarta-feira, 6 de abril, publicamos a informação de que a Samsung poderia adotar os chips da MediaTek nos futuros Galaxy S, sua linha flagship de smartphones. Agora, direto da boca de TM Roh, CEO da Samsung Mobile, surge que a fabricante quer criar um processador único para todos o Galaxy. Samsung, defeca ou sai da moita! 

06/04/2022 às 14:45
Notícia

Smartphone dobrável vivo X Fold aparece no Geekbench com Snap...

Aparelho deverá ser mais um concorrente para o Samsung Galaxy Z Fold3

Galaxy só de Exynos?

Samsung produz há anos seus próprios system on a chip, os Exynos. Apesar de ser usado majoritariamente pela sul-coreana, o SoC não é de exclusividade dos seus smartphones. Se uma fabricante rival quiser comprar, é só assinar o cheque. Entretanto, o mercado de chips para celulares Android é dominado pela Qualcomm e MediaTek.

A declaração de TM Roh foi uma resposta para a pergunta de como a Samsung resolveria a polêmica do throttling nos Galaxy S22. Aqui no Brasil a imagem da empresa não foi tão impactada, mas na Coreia do Sul, a reação dos consumidores foi como se a fabricante tivesse traído a sua pátria. E claro, a resposta do CEO da Samsung deixa uma outra pergunta no ar: a empresa fará um investimento gigantesco para fazer com que o Exynos seja um rival forte ao Dimensity 9000 Snapdragon 8 Gen 1 ou criará uma nova marca, um rebrand praticamente?

Seja qual for a resposta, esse chip único para os Galaxy, caso se concretize, não acontecerá neste ano e talvez nem no próximo. Primeiro, ela precisa garantir um processador para competir com a Qualcomm e MediaTek. Segundo, apesar do Exynos ter bons chips para intermediários, o flagship Exynos 2200 apresenta problemas de aquecimento (um histórico comum na linha) em jogos, justamente aquilo que era para ser seu ponto forte graças a GPU criada em parceria com a AMD. A Samsung precisará resolver esses pontos para não depender mais do Snapdragon e Dimensity.

Samsung deve abandonar o Exynos nos flagships

06/04/2022 às 12:15
Notícia

Huawei foi a empresa que mais registrou patentes na Europa em...

Gigante chinesa está investindo pesado para superar as sanções norte-americanas

O jornal Business Korea divulgou nesta quarta, dia 6, que a Samsung quer incluir os chips da MediaTek na linha Galaxy S, sem comentar qual seria o processador trocado. Entretanto, há uma suspeita que a Samsung removerá os seus SoCs Exynos dos seus smartphones topo de linha. O motivo? Os casos de throttling com os Galaxy S22 realmente mancharam a imagem do modelo. E a maioria dos casos, em análises empíricas dos relatos, segundo veículos internacionais, foram justamente no Exynos.

A troca desse SoC é ainda mais plausível ao lembrarmos do atrasado no seu lançamento e do rumor sobre a Samsung desistir de equipá-lo nos modelos S22. Em toda a sua história, a fabricante só usou chips MediaTek nos smartphones de entrada e intermediário. Também devemos levar em conta que a Samsung pode lançar a linha Galaxy S com três opções de SoC. Bagunçado? Bagunçado. 

O site sul-coreano também relata que o Galaxy S22 FE será lançado neste ano, assim como a linha Galaxy S23. Aqui pode ter sido um erro do site. Ou, se for verdade, um sinal que a Samsung quer muito apagar a má fama do throttlings da geração anterior. 

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: 9 to 5 Google
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.