IRPF 2022: Receita Federal prorroga prazo de entrega da declaração até 31 de maio
Créditos: Jornal Contábil

IRPF 2022: Receita Federal prorroga prazo de entrega da declaração até 31 de maio

A restituição de valores permanece seguindo o cronograma original

A Receita Federal prorrogou o prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2022. Agora, a data limite passa a ser dia 31 de maio. A medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

07/03/2022 às 15:30
Notícia

IRPF 2022: Receita Federal libera programa do Imposto de Rend...

Imposto de renda pode ser preenchido pelo computador ou smartphones Android e iOS

Até então, o prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda era 29 de abril de 2022. Porém, o Fisco informou hoje, 5 de abril, que "A prorrogação visa mitigar eventuais efeitos decorrentes da pandemia da Covid-19 que possam dificultar o preenchimento correto e envio das declarações, visto que alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados".

A expectativa da Receita é que 34,1 milhões de declarações sejam entregues este ano, mas apenas 10,2 milhões foram registradas até 1 de abril, sexta-feira passada. 

Data limite para entrega da declaração passa a ser 31 de maio

 

As datas permitidas para o débito automático passam a ser 10 de maio para a primeira cota e até 31 de maio para as demais. No caso das declarações enviadas depois do dia 10 de maio, o pagamento da primeira cota deverá ser realizado com DARF. O imposto a pagar também teve o vencimento adiado para o final de maio.

É interessante mencionar que este é o terceiro ano consecutivo que a Receita Federal adia a data limite para a entrega do Imposto de Renda. Em todas as vezes, a pandemia foi a justificativa.

Apesar da entrega ter sido adiada, a restituição de valores permanece seguindo o cronograma original. Esta será dividida em cinco lotes, sendo o primeiro em 31 de maio. Os outros serão pagos em 30 de junho, 29 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro. Pela lógica, quem entregar antes a sua declaração de IR tem mais chances de receber a restituição mais cedo. Apenas os Idosos, pessoas com deficiência e professores têm preferência no pagamento.

Continua após a publicidade

Um último detalhe sobre a restituição é que este ano o contribuinte pode optar por receber o valor via Pix. A Receita fará o depósito exclusivamente na conta vinculada à chave CPF da pessoa.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.