Esse robô feito de slime magnético é uma das invenções mais incríveis que você já viu
Créditos: Sun, Tian, Zhang et. al./Chinese University of Hong Kong / New Scientist / YouTube

Esse robô feito de slime magnético é uma das invenções mais incríveis que você já viu

No futuro, o slime poderá ser utilizado em procedimentos dentro do corpo humano

No dia 1º de Abril um nova pesquisa foi apresentada em que era possível ver um slime se movendo "sozinho", além de pegar objetos e até mesmo se regenerar após ser cortado.

O vídeo foi divulgado pelo site New Scientist em suas redes sociais, o que chamou a atenção de todos por conta da sua semelhança a um slime, ganhando milhares de comparações ao simbionte Venom.

04/04/2022 às 15:20
Notícia

Elon Musk compra 9,2% do Twitter em meio a reclamações sobre ...

Agora, o dono da Tesla se torna o maior acionista individual da rede social

Vamos dizer que a data de primeiro de Abril corroborou para a desconfianças de muita gente que teve acesso ao vídeo, fazendo algumas pessoas pensarem que se tratava de uma piada, mas é tudo real e trata-se de um estudo sério.

Um dos co-criadores do slime magnético, o professor Li Zhang, da Universidade Chinesa de Hong Kong explicou um pouco a respeito desse slime e qual será o seu uso, além de nos explicar um pouco do que é feito.

O slime magnético que não é um simbionte

O slime magnético é feito de uma mistura de um polímero chamado álcool polivinílico, bórax (que é um ingrediente recorrente na produção de produtos de limpeza) e partículas de imã de neodímio.

“É como misturar água com amido [de milho] em casa”, disse Zhang. A mistura dos dois produz oobleck, um fluido não newtoniano cuja viscosidade muda sob força. “Quando você o toca muito rapidamente, ele se comporta como um sólido. Quando você o toca suavemente e lentamente, ele se comporta como um líquido”, disse Zhang.

Uma das coisas que impressiona também, é que o slime não possui qualquer componente robótico. Segundo os cientistas, as partículas de neodímio é o que permitem que a equipe possa manipular o slime, fazendo com que ele se mova ou mesmo permitindo que ele se envolva a objetos. 

Continua após a publicidade

Como se trata de um corpo constituído de partículas de imã, os pesquisadores afirmam que é possível até mesmo conduzir eletricidade através do slime, o que faz dele também uma alternativa para uso em situações de manutenção de componentes elétricos.

Qual o seu uso no futuro

O slime magnético é bastante promissor, principalmente no campo da saúde, pois seu corpo macio e capaz de se estreitar para adentrar espaços de 1.5 mm permitiria a retirada de objetos estranhos no trato digestivo, sem a necessidade ou qualquer outro procedimento mais agressivo.

“O objetivo final é implantá-lo como um robô”, disse Zhang, acrescentando que, por enquanto, o lodo não tinha autonomia. “Ainda a consideramos uma pesquisa fundamental – tentando entender suas propriedades materiais.”

No também vídeo pudemos conferir alguns dos testes realizado pelos cientistas, onde simulam o slime em ação dentro de trato digestivo e a captura de uma pequena bateria, mas os cientistas alertam que não pretendem de imediato colocar o slime em testes dentro de um ambiente médico.

O motivo é que por enquanto o slime é tóxico, logo seria preciso primeiramente criar um método seguro para que nenhum resíduo do slime possa vazar quando dentro do corpo humano.

Em um primeiro momento, uma das medidas adotada pelos cientistas foi a de revestir o corpo do slime com uma camada de sílica, que é dos principais componentes da areia, o que em tese reduziria os riscos, mas Zhang deixou bem claro que;

“A segurança também dependeria fortemente de quanto tempo você os manteria dentro de seu corpo”, disse Zhang.

Por enquanto o slime magnético é capaz de se agarrar a objetos pequenos e incorporar-se a eles, e se restaurar quando cortado, além de ser capaz de conduzir eletricidade. E segundo Zhang, também dá para acrescentar pigmentos coloridos. Só não dá pra criar um traje, ainda.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: BGR
User img

Diogo Batista

Um apaixonado por games, filmes de horror, livros e metal extremo. Começou a produzir conteúdo na internet quando tudo ainda era mato e não parou mais.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.