Bloqueios de golpes virtuais financeiros crescem 100% em fevereiro
Créditos: TheDigitalWay / Pixabay

Bloqueios de golpes virtuais financeiros crescem 100% em fevereiro

Segundo pesquisa, fevereiro registrou uma média de 25 tentativas de golpes por segundo no Brasil

Um estudo divulgado pela PSafe, emprea de cibersegurança, mostrou que fevereiro registrou um aumento de 100% de tentativas de golpes virtuais financeiros em relação ao mês anterior, no Brasil. Apesar de ser o mês mais curto do ano, com 28 dias, no mês de fevereiro foram registrados mais de um milhão de bloqueios deste tipo de golpe. O número é 100% superior ao registrado em janeiro, quando foram contabilizadas pouco mais de 510 mil tentativas. 

26/03/2022 às 14:45
Notícia

Confira 3 dicas de como proteger as suas senhas

Veja como evitar roubo de contas

Caiu na rede é phishing!

“No mês de fevereiro registramos o correspondente a uma média de quase 36 mil bloqueios por dia e 25 tentativas de golpes financeiros por segundo no Brasil. O número impressiona também porque, se compararmos com fevereiro de 2021, houve o mesmo crescimento, de 100%, quando foram registrados cerca de 529 mil bloqueios", diz Emilio Simoni, CEO do PSafe.

Em 2021, o phishing bancário foi o terceiro principal tema mais explorado por cibercriminosos em golpes de phishing no Brasil, com mais de 4,5 milhões de detecções, ficando atrás apenas de phishing genérico e falsas premiações

"Um dos motivos para esse crescimento pode ser que temos notado um aumento em phishing oferecendo PIX temáticos, como carnaval, e também por causa do Valores a Receber, do Banco Central. Até a primeira quinzena de março, já havíamos identificado mais de 20 sites utilizando o nome do Valores a Receber para aplicarem golpes, sendo que um deles já teria feito mais de 664 mil vítimas*, segundo nossa projeção”, destaca Emilio Simoni.


Captura de tela de site aplicando golpe do “dinheiro esquecido”, em alta em fevereiro. Fonte: Reprodução/ PSafe.


O que são phishings bancários?

As mensagens com os golpes bancários geralmente são disseminadas por meio de aplicativos de mensagens, SMS, redes sociais ou e-mail. Podem conter diversas mensagens: oferecendo cartão de crédito com limite alto, retorno de PIX, falsa atualização de cadastro no banco, site falso de e-commerce que rouba dados (inclusive do cartão de crédito), entre outros.

Como são sites falsos utilizados principalmente para roubar dados, a vítima não se dá conta de que caiu de imediato no golpe e pior: passa a disseminar não intencionalmente a mensagem fraudulenta. Sendo assim, só se dará conta quando o cibercriminoso utilizar seus dados, como, por exemplo, do cartão de crédito, realizar movimentações bancárias e a compra não chegar. Isso pode levar meses, portanto a prevenção é a única maneira de evitar se tornar mais uma vítima.


Captura de tela de phishing bancário enviado por SMS. Fonte: Reprodução/ PSafe.

Continua após a publicidade

 

Dicas de prevenção

  • A primeira e principal: tenha uma solução de cibersegurança instalada em seu dispositivo;
  • Desconfie de qualquer mensagem que ofereça alguma vantagem ou premiação, incluindo retorno de PIX;
  • Fique atento a qualquer movimentação bancária diferente;
  • Troque suas senhas com frequência;
  • Ao realizar compras, sempre que possível opte por cartões de crédito virtuais, pois são mais fáceis de serem cancelados;
  • Se o banco permitir, faça o ajuste do limite do cartão de crédito para um valor menor;
  • Antes de clicar em qualquer link, busque os canais oficiais das empresas.

*Projeção com base na população Android no país, que seria de 131,1 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.