Twitter revela novas medidas para combater notícias falsas sobre eleições
Créditos: Ravi Sharma/Unsplash

Twitter revela novas medidas para combater notícias falsas sobre eleições

De acordo com a rede social, candidatos terão selo marcado em seus perfis

O Twitter anunciou nesta segunda-feira (4) novas medidas para combater notícias falsas sobre as eleições deste ano. Durante o programa da CNN Brasil, a rede social explicou que usará estratégias “pre-bunks” e “debunks”. Com esse plano, o Twitter visa esclarecer, contrapor ou contextualizar a desinformação.

04/04/2022 às 15:20
Notícia

Elon Musk compra 9,2% do Twitter em meio a reclamações sobre ...

Agora, o dono da Tesla se torna o maior acionista individual da rede social

Segundo o Twitter, os "pre-bunks" são um conjunto de tweets de modo a desmentir uma desinformação que aparece frequentemente na rede social.Eles contam com fontes confiáveis e verdadeiras sobre determinado assunto, como a segurança de urnas eletrônicas, por exemplo. Já os "debunks" irão atuar de forma semelhante, mas acontecerá a medida que novas desinformações aparecerem durante o período eleitoral.

O Twitter informou que os responsáveis por gerar esses tweets serão os mesmos que cuidam dos "Moments" da rede social. Qualquer ação passará por um crivo de funcionários para não haver erro. O Twitter manterá como primeiro resultado de buscas sobre eleições um link com informações para o período eleitoral.

Candidatos terão contas identificadas

Ainda de acordo com o Twitter, os candidatos receberão um selo para informar a qual cargo estará concorrendo. Essa informação irá aparecer após o Twitter cruzar e disponibilizar as candidaturas peo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo a rede social, perfis de candidatos a presidente, governador(a), senador(a) e deputado(a) federal receberão este selo.

A identificação será obrigatória e automática. O candidato não poderá abrir mão da etiqueta. O Brasil é o segundo país no mundo em que os selos serão colocados. Os Estados Unidos foram o primeiro país a usá-los.

Combate a desinformação

O Twitter não confirmou quais as punições para os usuários que disseminarem notícias falsas. O anunciado é que, de acordo com a política da empresa, conteúdos que intimidarem a participação nas eleições ou induzi-las a erros com informações falsas ou enganosas podem ser marcadas, ou removidas pela empresa. A suspensão da conta segue como possibilidade em casos graves.

Vale lembrar que o Twitter faz parte das bigtechs que assinaram o acordo com o TSE para combater notícias falsas. Juntas, as empresas têm pressionado parlamentares quanto ao projeto de lei que trata das fake news.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: CNN Brasil
User img

Cristino Melo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.