Android 13 permitirá duas operadoras diferentes em um único eSIM
Créditos: Brett Jordan no Unsplash

Android 13 permitirá duas operadoras diferentes em um único eSIM

Novidade pode ajudar as fabricantes a terem mais espaço internos nos aparelhos

Os eSIMs estão sendo cada vez mais utilizados pelas fabricantes, mas apesar dos seus benefícios, essa tecnologia é limitada a apenas um SIM por chip, algo que atrapalha bastante usuários com múltiplas linhas. Agora a Google quer resolver esse problema com o Android 13 com um software que permitirá o usuário cadastrar mais de uma rede.

02/04/2022 às 18:24
Notícia

Nova rota de voo entre Hong Kong e Nova York será o voo comer...

O Airbus A350-1000 percorrerá um trajeto de 16.618 quilômetros

Os chips eSIMs, e os novos iSIMs, funcionam substituindo as entradas SIMs dos celulares, funcionando de forma digital e com as moderadoras ativando os aparelhos sem a necessidade de um chip físico. Com a essas soluções os smartphones conseguem economizar espaço interno, que pode ser aproveitado para a implementação de novos recursos e maiores baterias.

Entretanto, esses chips possuem a limitação de uma rede cadastrada por vez, algo que será resolvido graças a funcionalidade Multiple Enabled Profiles (MEP) que está sendo desenvolvida pela Google. Essa novidade, que está sendo testada com o Android 13, permitirá que o usuário atribua dois perfis de operadoras ao seu eSIM, com ele podendo alternar rapidamente entre as redes quando necessário.


Créditos: Divulgação Qualcomm

A tecnologia utilizada para o desenvolvimento do MEP foi revelada em 2020, através de uma patente da gigante das pesquisas que descreve uma interface SIM com duas conexões digitais. Como apontado pelo GSMArena, alguns rumores mais antigos apontam que a empresa já estava testando essa tecnologia em aparelhos Pixels de engenharia.

É esperado que a Google lance essa novidade junto com a nova atualização para o Android 13, mas a tecnologia proposta por ela não deve ser exclusiva para seu sistema. O MEP também pode ser implementado em aparelhos rodando através de outros sistemas, como o Windows.

02/04/2022 às 17:15
Notícia

Quem será o primeiro trilionário do mundo? Estudo de startup ...

Veja quais são os outros grandes nomes com grande potencial para o futuro próximo

Apesar de ser um recurso bastante aguardado pelos fabricantes e usuários do Android, esse recurso de eSIM duplo não é uma novidade no mercado de smartphones. Com a série iPhone 13 a Apple também está ofertando o modelo com suporte a duas redes eSIMs, entretanto não se sabe se ela está utilizando uma solução própria, a tecnologia da Google ou mais de um chip eSIM.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Esper, GSMArena
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.