Google anuncia conjunto de ferramentas para evitar notícias falsas
Créditos: Foto de cottonbro no Pexels

Google anuncia conjunto de ferramentas para evitar notícias falsas

02 de abril é o Dia Internacional da Checagem de Fatos

Nesta quinta-feira (31), as vésperas do Dia da Mentira, 01 de Abril (hoje), e do Dia Internacional da Checagem de Fatos, 02 de Abril, a Google listou algumas de suas ferramentas para combater a desinformação na internet. A gigante das buscas publicou uma série com quatro dicas para avaliar informações, direto na Busca de seu site. De maneira inicial, a companhia deve disponibilizar estes recursos no mundo todo em pesquisas de língua inglesa apenas. Confira abaixo o conteúdo disponibilizado pela empresa. 

11/03/2022 às 18:10
Notícia

Moderadores de grupos do Facebook ganham ferramenta para comb...

As novas ferramentas para administradores de grupos foram confirmadas na última quarta-feira

Aviso no resultado das buscas

Logo de início, a Google já informa ao usuário quando os resultados de uma busca específica estão mudando rapidamente. A empresa coloca um aviso, que já está disponível em mais de 20 línguas diferentes, no topo dos resultados e recomenda que o usuário espere algum tempo até que mais fontes de notícias publiquem novidades a respeito do assunto que está sendo muito comentado no momento. 

Para as pesquisas feitas em inglês nos Estados Unidos, a empresa está apresentado uma novidade. O avisos, agora, também lembram às pessoas da possibilidade de verificar a confiabilidade da cobertura de determinadas fontes. Há ainda a página de recursos, com dicas sobre a avaliação de informações. 

 

Notícias citadas com frequência

Por vezes, quando há um furo jornalístico ou uma notícia bastante relevante, é comum que diversos veículos diferentes citem a matéria original de onde surgiram as primeiras informações. Como forma de evidenciar uma fonte muito citada por diferentes veículos, a Google irá destacá-la logo na primeira página de resultados da busca. 

A companhia irá marcar o conteúdo original com a etiqueta de “Principais notícias”. Segundo a publicação da empresa, o recurso já está disponível em dispositivos móveis nos EUA, e chegará em breve em outras países. 

 

Fact Check Explorer 

Fact Check Explorer é uma ferramenta da própria Google que permite aos usuários pesquisarem por tópicos ou pessoas e oferece como resultado as informações apuradas por importantes veículos e agências de checagem de todo o mundo. De acordo com a empresa, a ferramenta já reúne mais de 150 mil verificações de fatos

 

Continua após a publicidade

"Sobre este resultado"

Este é um recurso disponível direto no resultado das buscas no Google. Ao encontrar um novo resultado e selecionar os três pontos no canto superior direito dele, o usuário poderá acessar a aba “mais informações sobre o link desta página”.

Nesta aba será possível encontrar uma descrição do veículo por ele próprio; saber o que outras fontes da internet já disseram sobre o determinado site; e ter acesso a mais contexto, incluindo as principais notícias a respeito do tema. 

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Google
User img

Andre Bassani

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.