Munique, na Alemanha, terá ônibus movidos à energia solar em futuro próximo
Créditos: Imagem/ Divulgação Sono Motors

Munique, na Alemanha, terá ônibus movidos à energia solar em futuro próximo

Novidade é resultado da união entre Sono Motors e a prefeitura municipal da cidade

Sono Motors em parceria com a Munich Transport CompanyMVG, companhia alemã de transporte coletivo, anunciaram, nesta quinta-feira (31), o lançamento da tecnologia solar para o transporte público na Alemanha. Segundo o comunicado, o "novo trailer de ônibus solar chegará às estradas na área metropolitana de Munique em um futuro próximo". A ideia inicial é fazer testes de rendimento de energia e uma análise do uso diário da tecnologia. 

30/03/2022 às 17:10
Notícia

Brasileiro está disposto a pagar mais para ter um veículo com...

Estudo revela que 72% dos entrevistados buscam ter mais comodidade e segurança

A revelação da parceria foi feito em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira, em um dos depósitos da MVG em Munique, acompanhado da vice-prefeita da cidade, Katrin Habenschaden. "Os ônibus solares podem ser uma pedra angular nesta mudança urgentemente necessária para uma mobilidade amiga do clima", explicou a vice-prefeita. Habenschaden citou as metas não cumpridas de proteção climática e a qualidade do ar da cidade como motivos da investida na tecnologia.

“A parceria com a MVG ilustra o enorme potencial de nossa tecnologia solar única, que agora está sendo usada pela primeira vez na história da empresa em transporte público. Este é um marco na missão da Sono Motors de tornar todos os veículos solares”, afirmou Laurin Hahn, cofundadora e CEO da Sono Motors.

Os ônibus solares e potenciais benefícios

O modelo apresentado é equipado com 20 módulos fotovoltaicos especiais semiflexíveis (PV) que cobrem uma área de doze metros quadrados e que devem fornecer mais de 2.000 watts para alimentar a bateria de 24 V do veículo.

A energia solar gerada serve para operar o sistema HVAC (aquecimento, ventilação, ar condicionado) e para apoiar o sistema de direção do reboque. A eletricidade extra deve estabilizar o fornecimento de energia da bateria, aumentando a vida útil e reduzindo a manutenção, além de economizar diesel.

 

A expectativa, segundo o comunicado, é de que o modelo possa oferecer uma economia de "até 2.500 litros de diesel por ano e um potencial anual de economia local de CO2 de mais de 6,5 toneladas métricas por ônibus". Em uma frota de cerca de 300 ônibus, há a possibilidade, segundo os cálculos dos desenvolvedores, de economizar até 2.000 toneladas de CO2 por ano. 

O comunicado ainda afirma que "as emissões causadas na produção, equivalem a aproximadamente 1,5 toneladas métricas de CO2 por ônibus ou trailer de ônibus e podem ser compensadas após um curto tempo de execução de pouco menos de um ano". O anúncio ainda salienta que estas são expectativas e projeções que podem ser influenciadas positiva e negativamente por diversos fatores. 

Continua após a publicidade

Após a aprovação técnica pelas autoridades supervisoras, o trailer de ônibus entrará em serviço regular e poderá ser experimentado pelos os residentes de Munique.

 

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: TheNextWeb Fonte: Sono Motors
User img

Andre Bassani

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.