Engenheiro cria smartphone Android com porta Lightning
Créditos: Exploring the Simulation (Kenny Pi)

Engenheiro cria smartphone Android com porta Lightning

Famoso por ser o primeiro a criar um iPhone com USB-C, Ken Pillonel agora fez a rota inversa. Será que funciona?

31/03/2022 às 15:35
Notícia

Vazam as possíveis especificações do Motorola Moto G52

Modelo deverá vir com Snapdragon 680, até 6GB de RAM e tela P-OLED

Em outubro do ano passado, o engenheiro Kenny Pi (Ken Pillonel) fez bastante sucesso na internet por ser o primeiro a ter um iPhone X com porta USB-C.

Para chegar a esse feito, Kenny fez a engenharia reversa do conector lightning da Apple e criou um PCB especial de conversão, trocando a conexão original do smartphone com diversas modificações de hardware. 

Justamente hoje (01), no Primeiro de Abril, Pillonel voltou a ser assunto de notícia: agora foi a vez de ele instalar um conector Lightning em um smartphone com Android, um Samsung Galaxy A51. A façanha foi compartilhada em seu canal do YouTube, chamado Exploring the Simulation (Kenny Pi).

No vídeo, o engenheiro mostra o celular reconhecendo o carregador ao plugar o cabo. Ele também afirma que há suporte para a troca de dados com o cabo Lightning. Confira o resultado abaixo:

Real ou pegadinha de Primeiro de Abril?

Muita gente questiona qual seria o propósito dessa modificação, uma vez que a porta Lightning é proprietária da Apple e inferior em especificações técnicas a uma do tipo USB-C. 

Em tom de brincadeira, Kenny disse que "precisava balancear o caos criado" depois do iPhone X com USB-C, justamente fazendo uma invenção contrária. Essa também foi a justificativa para publicar no Dia da Mentira, embora o criador deixe claro que se trata de um projeto real.

Continua após a publicidade

Kenny afirmou que em breve publicará novos vídeos detalhando todo o processo de conversão do Samsung Galaxy A51 de uma porta USB tipo C para o conector Lightning. Pelas cenas mostradas, o processo envolveu muita paciência, impressão 3D, soldas e bastante pesquisa. 

Trazendo equilíbrio para o mundo dos smartphones

Lucrando alto com suas criações 

O engenheiro, que atualmente está cursando Mestrado em Robótica pelo Instituto Federal de Tecnologia da Suíça (EPFL), compartilhou em seu blog e nas redes sociais que o intuito com essas modificações é puramente a pesquisa, entender melhor o funcionamento das tecnologias envolvidas. 

Contudo, vale lembrar que o iPhone X com porta USB-C foi vendido em um leilão no eBay pelo preço de 86 mil dólares - o equivalente a mais de 400 mil reais atualmente. Além disso, outros mods do iPhone para USB-C surgiram depois, até mesmo mantendo o aparelho à prova d'água. Você pode ler mais sobre isso na matéria a seguir:

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Exploring the Simulation (Kenny Pi)
User img

Igor Pankiewicz

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.