Telescópio Hubble pode ter descoberto a estrela mais antiga vista da Terra
Créditos: Divulgação NASA

Telescópio Hubble pode ter descoberto a estrela mais antiga vista da Terra

Earendel pode ter 50 vezes a massa do Sol e ser milhões de vezes mais brilhante

O telescópio Hubble pode ter feito uma das suas descobertas mais importantes de todos os tempos com a descoberta da estrela Earendel, que supostamente é a mais distante que a humanidade já conseguiu avistar. Segundo SyFy Wire, alguns pesquisadores utilizando o equipamento localizaram a estrela que está a cerca de 12,9 bilhões de anos-luz de distância, com a luz dela que estamos vendo sendo de aproximadamente 900 milhões de anos após o surgimento do universo.

30/03/2022 às 18:00

Vulcões de gelo descobertos em Plutão podem criar condições p...

Existe a possibilidade de vulcões de gelo ainda estarem ativos

Caso seja confirmado que o objeto fotografado é realmente uma estrela, ele superará com facilidade o recorde estabelecido anteriormente. Isso porque a estrela mais longe vista até agora é a MACS J1149+2223 Lensed Star 1, que foi descoberta em 2018 e seu brilho remete de quando o universo tinha “apenas”4 bilhões de anos.

Para localizar Earendel (em português: estrela da manhã) os pesquisadores tiveram que usar lentes gravitacionais e a gravidade de aglomerados de galáxias para distorcer a luz. Com isso foi possível ampliar objetos que não seria possível de outras formas, graças ao aglomerado de galáxias WHL0137-08 a galáxia hospedeira da estrela mais antiga avistada teve a sua luz distorcida em um longo arco:

Créditos: Divulgação NASA

Algo que ajudou bastante a localizar o objeto foi o fato dele estar à beira de um espaço “cáustico", que é uma ondulação no tecido do espaço, o que fez seu brilho ser ampliado e a ajudou a se destacar.

Além da sua distância para a Terra, o tamanho da Earendel também é algo que chama a atenção. Os cientistas esperam que ela tenha ao menos 50 vezes a massa do sol e que seja milhões de vezes mais brilhante. Como na época da sua formação ela não teve muito acesso a elementos mais pesados, com ela pode ser a primeira evidência de estrelas antigas da "População III", que é formada apenas de hidrogênio e hélio.

30/03/2022 às 10:22

Veja um sistema de cooler líquido para servidores com imersão...

Solução desenvolvida pela Gigabyte e KDDI mergulha as peças para trazer mais eficiência e custos oper...

Como apontado pelo Engdget, a Earendel ainda não foi confirmada como uma estrela, mas isso pode acontecer em breve. Os pesquisadores agora pretendem utilizar telescópio James Webb para usar alta sensibilidade infravermelha para verificar a o astro e estudá-lo com mais detalhes.

Fonte: NASA, Engadget

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.