Bandidos estão usando controle remoto de portões eletrônicos para roubar carros
Créditos: Emtempo/Reprodução

Bandidos estão usando controle remoto de portões eletrônicos para roubar carros

Dispositivo utiliza ondas de rádio para impedir o bloqueio dos veículos

Conhecido como Chapolin, o dispositivo simples que se assemelha a um controle remoto de portão, é utilizado para furto de carros sem que o proprietário perceba. O aparelho emite sinais de rádio que interferem no sinal da chave do carro e impedem o travamento do veículo. O golpe não é novo, mas recentemente crimes em Goiás e Manaus chamaram a atenção pelo uso do Chapolin.

Para executar o furto, o criminoso se posiciona perto do carro da vítima com o Chapolin e assim que o usuário aciona o botão na chave para travar o veículo, o criminoso aciona o Chapolin, interferindo no sinal emitido. Como é muito difícil de identificar, a única recomendação para evitar ser vítima é conferir se o carro está mesmo trancado.

A Polícia Civil do Estado de Goias decretou a prisão preventiva de Francisjunio Gomes de Souza, 27 anos, suspeito de envolvimento com 50 registros de ocorrência de furtos em veículos ocorridos em Goiás. Caso seja comprovado o envolvimento com os crimes datados entre janeiro e setembro de 2020, o suspeito poderá ser indiciado por furto qualificado, infração penal que possui pena de até 8 anos de prisão.

Quadrilha presa em Manaus

Na última quarta-feira (23), um quarteto de criminosos foi preso em Manaus, suspeito de diversos furtos de carros com o dispositivo Chapolin. Iliarde Galdino da Costa e David Freitas dos Santos tentaram furtar uma viatura policial, acreditando que era um veículo civil, no estacionamento de um supermercado onde acabaram presos em flagrante.  A dupla então delatou outros dois parceiros, Gion Plácido Amazonas da Cunha e Huadan da Silva, que aguardavam nas proximidades do local. 

A  quadrilha já era investigada desde o final do ano de 2021, pela execução de diversos furtos de carros na região de Manaus. Com a prisão em flagrante, os criminosos irão responder por furto qualificado e associação criminosa.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: UOL, Emtempo
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.