Google está desenvolvendo recurso de localizar tags de rastreamento no Android
Créditos: Divulgação Apple

Google está desenvolvendo recurso de localizar tags de rastreamento no Android

Novidade foi encontrado nos códigos do Play Store e poderá funcionar com a Apple AirTags

O uso de rastreadores inteligentes está aumentando cada vez mais e esse tipo de produto está sendo utilizado para diversas funcionalidades, inclusive para cometer crimes. Por causa disso as fabricantes oferecem soluções para identificar as suas tags próximas, entretanto a Google ainda não havia adicionado esse recurso nativamente no Android, algo que ela deverá fazer em breve.

30/03/2022 às 14:30
Notícia

Google está usando inteligência artificial para detectar quan...

Tecnologia usará o histórico de pesquisas para ajudar os usuários

Sendo bastante útil para localizar chaves perdidas e outros objetos, como mochilas e notebooks, esse tipo de dispositivo está sendo bastante utilizado por criminosos para rastrear e seguir pessoas desavisadas. Para evitar isso a Apple já oferece uma solução de proteção, que avisa ao usuário dessas tags por perto.

Agora, segundo a 9to5Google, linhas de códigos do APK do Play Services citam uma linha chamada de ‘Unfamiliar device alerts’ e outra com ‘Unfamiliar Tag Detected Notification’. Esses códigos indicam que em breve os smartphones Android poderão identificar algumas tags de rastreio e avisar, inicialmente três dispositivos estão sendo cadastrados, com eles sendo chamados de ‘Tile tag’, ‘Finder tag’ e ‘ATag’.


Créditos: Divulgação Apple

Deste três modelos cadastrados, dois deles se referem diretamente a modelos AirTags da Apple e aparelhos da Title, entretanto o ‘Finder’ aparentemente não é nenhum dispositivo conhecido. O funcionamento desse recurso será bastante simples, os celulares irão localizar e avisar os seus usuários sobre uma etiqueta de localização próxima.

Essa funcionalidade já é um recurso nativo do iOS, que ajuda bastante os usuários a manterem a sua segurança e não serem seguidos. Atualmente tanto a Apple como a Title possuem apps próprios para o Android que ajudam os usuários do sistema da Google a encontrar esses aparelhos por perto, mas nem todo mundo sabe da existência desses apps. 

30/03/2022 às 15:30
Notícia

Samsung está vendendo o Galaxy A53 5G no Brasil com carregado...

Revendedor autorizado da empresa confirmou que a presença de um adaptador de 15W na embalagem

Por causa disso é importantíssimo que esse tipo de funcionalidade seja integrada ao sistema da Google. Como apontado pelo GSMArena, possivelmente mais informações sobre isso deverão ser compartilhadas durante a Google I/O que acontecerá em maio.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: GSMArena Fonte: 9to5Google
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.