Al Rihla: conheça as tecnologias da bola oficial da Copa do Mundo 2022
Créditos: Adidas/Divulgação

Al Rihla: conheça as tecnologias da bola oficial da Copa do Mundo 2022

Desenvolvida pela Adidas a bola foi pensada para conferir maior velocidade durante trajetórias aéreas

A Adidas revelou nesta quinta-feira (30) a bola oficial da Copa do Mundo de 2022, que será realizada no Qatar. Batizada como Al Rihla, esta é a 14ª bola oficial consecutiva desenvolvida pela Adidas para a copa do mundo FIFA. O nome é uma referência a palavra em árabe que significa jornada ou livro de viagem e foi projetada para oferecer a maior velocidade em trajetórias aéreas já vistas no mundo do futebol.

O diretor de marketing da FIFA, Jean-François Pathy afirma que a bola oficial da copa do mundo de 2022 fará com que as grandes estrelas do futebol apresentem grandes performances. A Al Rihla irá viajar para dez cidades ao redor do mundo - incluindo Dubai, Novar York e Tóquio - onde a Adidas irá lançar uma série de iniciativas para aprimorar o acesso e a equidade no esporte. "A viagem ao redor do mundo da Al Rihla irá representar o grande alcance da copa do mundo FIFA e dar aos fãs uma oportunidade de se engajar com o evento antes do seu início", comentou o diretor de marketing.

A tecnologia por detrás da Al Rihla

Como o nome Al Rihla significa A Jornada em árabe, a bola oficial da copa do mundo 2022 foi projetada para oferecer grande velocidade durante as partidas. Para isso, a bola foi testada nos centros da Adidas em túneis de vento e também pelas maiores estrelas do esporte. O design final da bola apresenta um novo formato em painel de 20 peças, focando na estabilidade de voo.

  • Speedshell: Uma pele de Poliuretano texturizada, com formato em painel de 20 peças, aprimorando precisão, estabilidade de voo e desvio graças as texturas presentes no design. O Speedshell proporciona aerodinâmica eficiente para aumentar a velocidade de voo e rotação da bola no ar.
  • CRT-Core: O núcleo da bola oferece retensão de ar máxima, proporcionando velocidade, precisão e consistência nas jogadas em ritmo acelerado.

O diretor responsável pelo design da Al Rihla, Franziska Löffelmann, afirma que a bola oficial da copa do mundo de 2022 é a mais rápida e precisa da história do esporte. Além disso, a sustentabilidade também faz parte do projeto da bola; a Al Rihla é a primeira bola oficial da copa do mundo a ser construída totalmente com tintas e colas à base de água. 

As cores vibrantes com brilho perolado ao redor da bola foram inspiradas pela cultura, arquitetura, os barcos característicos do país e também pela bandeira do Qatar. A copa do mundo de 2022 irá iniciar dia 21 de novembro e o Brasil já está classificado para participar. Até lá, talvez assistiremos a Al Rihla em ação durante a série de amistosos que acontecem antes do início da copa.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: FIFA, FootyHeadlines
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.