Marke Vande Hei, astronauta da NASA, teve a sua data de retorno à Terra confirmada. Amanhã, dia 30 de março, Vande Hei e os cosmonautas Anton Shkaplerov e Pyotr Dubrov embarcaram na espaçonave russa Soyuz para a sua viagem de volta ao nosso planeta. O retorno encerra o boato e dúvida sobre um possível boicote da Roscosmos, a agência espacial russa, ao astronauta da NASA.
Smartphone dobrável vivo X Fold virá com sistema de câmera da...
Aparelho será lançado no dia 11 de abril e deverá vir com o chipset Snapdragon 8 Gen 1
Discurso amigável na troca de comando
Antes de partir, Shkaplerov passou nesta terça-feira, dia 29, o comando da Estação Espacial Internacional (ISS) para o astronauta Thomas Marshburn. O cosmonauta serviu como comandante da Expedição 66 desde 6 de novembro do ano passado. No seu discurso de despedida, o russo brincou com os destroços de satélites (alvo de um teste de míssil antissatélite da Rússia) que passaram muito próximos da ISS. "Alguns satélites tentaram nos matar, mas trabalhamos juntos duramente", brincou o Shkaplerov.
O russo parece ter referenciado a Guerra na Ucrânia durante o discurso. "As pessoas estão com problemas na Terra. Em órbita nós somos um. Eu penso que a ISS é um símbolo de amizade e cooperação, como o símbolo do futuro da exploração espacial", disse o cosmonauta.
A Souyz que levará os três tripulantes da ISS de volta à Terra pousará no Cazaquistão (very nice) por volta de 8:28 da manhã (horário de Brasília). Mark Vande Hei voltará aos Estados Unidos em um avião da própria NASA.
Boatos de ameaças à Vande Hei
No meio de março começaram a pipocar notícias em todo o mundo sobre a Roscosmos, agência espacial russa, abandonando Mark Vande Hei na Estação Espacial Internacional (ISS). Entretanto, não houve nenhuma ameaça da agência, nem mesmo um tweet de Dmitry Rogozin, diretor da Roscosmos. A base dessas notícias foi um vídeo produzido pelo jornal televisivo RIA Novosti em tom "humorístico". O vídeo foi compartilhado pela Roscosmos no seu canal do Telegram.
As sanções aplicadas pelos Estados Unidos contra a Rússia causou também temores de que a Roscomos pudesse retaliar encerrando a cooperação entre a agência russa e a NASA. Desde o início da Guerra na Ucrânia e das tensões entre os países da ISS, a NASA reafirmou que a cooperação entre as agências não seria afetada.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.