DJI esclarece seu posicionamento em relação a invasão da Ucrânia
Créditos: Reprodução / Willian Ferreira

DJI esclarece seu posicionamento em relação a invasão da Ucrânia

Empresa afirma que não pode bloquear o equipamento russo por geofencing sem bloquear os drones ucranianos

A DJI se envolveu em uma polêmica no final de semana passado quando uma das principais redes de eletrônicos da Europa, MediaMarkt, interrompeu as vendas dos drones chineses em meio a acusações da empresa de apoiar a invasão russa. Entretanto a fabricante de drones veio a público negar que esse foi o motivo da paralisação das vendas, também se posicionando oficialmente sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

29/03/2022 às 13:00
Notícia

Drone DJI Mini 2 em promoção por pouco mais de R$2.400 no Ali...

Um dos melhores drones custo vs benefício já lançados com excelente preço

Segundo um comunicado oficial da gigante chinesa, entre os dias 24 e 25 de março às redes sociais dos parceiros de negócios dela estavam “sujeitas ao que parecia ser uma campanha coordenada fazendo falsas alegações contra a DJI por meio de milhares de mensagens de spam contendo o mesmo conteúdo”. Por causa disso, a MediaMarkt interrompeu a venda dos modelos da empresa em uma ação feita em cooperação com a fabricante.

A DJI afirma que as acusações de apoiar a invasão russa da Ucrânia são totalmente falsas. “A DJI leva as questões de conformidade muito a sério. Temos o compromisso de agir de acordo com as sanções, controles de exportação e outras leis e regulamentos aplicáveis.”


Créditos: Reprodução / REUTERS / Mykola Tymchenko

Ela ressaltou que atualmente ela conta com uma equipe de compliance interna e alguns consultores externos experientes nos Estados Unidos e Europa para ajudar ela a lidar com a situação. Com isso ela busca garantir que as suas práticas e transações comerciais sigam de acordo com as regras e regulamentos aplicados contra os invasores.

Os drones da gigante chinesa vem chamando bastante a atenção por estarem sendo utilizados por cidadãos e pelas forças armadas ucranianas para a defesa. Mas a empresa afirmou recentemente que essas pessoas podem estar enfrentando problemas com o AeroScope, sua ferramenta de detecção de drones e seus pilotos, algo que foi usado para afirmar que ela estava ajudando o lado russo.

Em resposta a isso, a DJI afirmou que ela não pode estabelecer restrições de geoforcindo, bloquear os drones de voarem em determinadas áreas, sem impedir que os drones ucranianos usados para a defesa também fossem obrigados a ficar no chão. 

Continua após a publicidade

Veja a declaração completa da DJI:

“A DJI promove aplicativos de drones civis que beneficiam a sociedade. Além de trazer novas ferramentas para fotógrafos aéreos e cineastas, vemos cada vez mais bombeiros, equipes de busca e salvamento e outras agências de segurança pública em todo o mundo usando nossos produtos para salvar vidas.

Não apoiamos nenhum uso de nossos produtos que prejudique a vida, os direitos ou os interesses das pessoas, como sempre reiteramos nos Termos de Uso de nossos produtos e outras declarações públicas. Não fornecemos suporte técnico quando o uso militar de nossos produtos é identificado.

A DJI leva as questões de conformidade muito a sério. Temos o compromisso de agir de acordo com as sanções, controles de exportação e outras leis e regulamentos aplicáveis. Temos uma equipe de compliance interna dedicada e consultores externos experientes nos EUA e na Europa, para garantir que nossas práticas e transações comerciais gerais estejam em total conformidade com as regras e regulamentos aplicáveis.

Nosso objetivo sempre foi dar a todos os meios para ver o mundo de um ângulo diferente. Continuaremos desenvolvendo e apoiando —— com nossos parceiros —— aplicativos pacíficos e socialmente responsáveis ??de todo o nosso portfólio de produtos para que mais usuários possam experimentar a alegria de voar.”

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Drone DJ, DJI
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.