Conheça o robô descascador de banana
Créditos: New Scientist/Reprodução

Conheça o robô descascador de banana

Robô treinado por aprendizado de máquina imita gestos humanos para descascar a fruta

Pesquisadores da universidade de Tóquio, desenvolveram um robô capaz de descascar bananas sem danificar a fruta. O robô foi treinado com aprendizado de máquina a partir de 811 minutos de dados, com demonstrações humanas. Nos testes o robô conseguiu descascar a banana com sucesso em 57% das tentativas, em um processo que durou cerca de 3 minutos.

Heecheol Kim, da universidade de Tóquio, liderou a equipe de pesquisadores que desenvolveu o sistema de aprendizado de máquina. O robô possui dois braços mecânicos com pequenas 'mãos' em formato de pinça, simulando dedos humanos. A tarefa foi dividida em nove etapas, desde segurar a banana, pegá-la da mesa com o braço mecânica, descascar, manusear e retirar a casca. Os 811 minutos de dados foram obtidos com a equipe de pesquisadores manuseando manualmente o robô.

Mas descascar uma banana é difícil?

O processo pode até parecer simples, mas estamos falando de um robô que aprendeu através de dados a executar a tarefa de forma independente. Além disso, bananas são frutas que ficam amassadas ou danificadas com extrema facilidade, qualquer excesso de força danifica a fruta.

Manipular frutas macias é algo desafiador para robôs, que precisam de grande destreza e toque sutil para manusear. Outro detalhe importante é que bananas, mesmo do mesmo tipo, podem apresentar formas variadas em seu formato, dificultando ainda mais o processo de aprendizagem. Tais variações levaram os pesquisadores a desenvolver um programa que adota uma abordagem reativa, respondendo a mudanças inesperados no ambiente.

De acordo com Kim, os 811 minutos de dados (cerca de 13h30) é um valor muito reduzido do que as centenas de horas que são utilizadas em experimentos semelhantes. Algo que torna o projeto mais eficiente e aumenta o escopo da sua reprodutibilidade em outras aplicações. "Ainda requer muitas GPUs, mas usando nossa estrutura, podemos reduzir a grande quantidade de computação necessária”, afirmou o pesquisador.

Com o avanço da tecnologia, ela poderá ser utilizada na criação de um sistema capaz de lidar com múltiplas tarefas que exijam habilidades motoras finas de robôs.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: New Scientist
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.