Samsung remove o "Z" do nome da sua linha de smartphones dobráveis
Créditos: Divulgação/Samsung

Samsung remove o "Z" do nome da sua linha de smartphones dobráveis

Medida pode ser motivada pela Guerra na Ucrânia

Smartphones da linha Galaxy Z apareceram com uma nova nomenclatura nos sites de alguns países europeus — como Estônia e Letônia. A Samsung removeu a letra "Z", responsável pelo "batismo" dos celulares dobráveis Z Fold e Z Flip. O motivo parece ser a invasão na Ucrânia, mas não seria um problema se a fabricante removesse de vez essa letra. 

29/03/2022 às 12:30
Notícia

Motorola se torna terceira marca de celular mais vendida nos EUA

Empresa já foi líder antes da era dos smartphones. Crescimento foi impulsionado pelo vácuo deixado pe...

Samsung fez até novas caixas para linha Galaxy Z

O responsável pela descoberta foi o leaker Ishan Agarwal, divulgando a informação no seu Twitter. Além de publicar que a Samsung removeu a letra "Z", Agarwal afirma que a empresa também produziu novas caixas para os Galaxy Fold e Galaxy Flip. O motivo, levando em conta que os países já citados são vizinhos da Rússia e membros da OTAN, aparenta ser o uso da letra em veículos militares do exército russo. O "Z" não está presente no alfabeto cirílico, utilizado na língua russa, mas o seu som é equivalente ao letra "3" do alfabeto usado no russo. O "Z" no veículos significam "za pobedu", "pela vitória" em tradução direta, e virou símbolo de apoio a Guerra de Putin. 

Samsung ainda não se pronunciou sobre o caso, contudo não seria tão ruim se ela removesse o Z da linha Galaxy Z. A empresa escolheu essa letra para simbolizar a "inovação, modernidade e a ideia de dobrável" dos modelos dobráveis. Para complementar, os smartphones da série vem com nome composto: Fold para o dobrável estilo "caderno" e Flip para o celular que resgata os nostálgicos dispositivos do tipo flip. O segundo nome exprime bem melhor a ideia de smartphone dobrável do que a letra Z, deixando ela "perdida" e alongando o nome do produto.

Como jornalista tech, este que vos fala (e concorda com o colega Amir Siddiqui) acha desnecessário a letra "Z" na nomenclatura dos dobráveis da Samsung. Ela mais atrapalha o consumidor do que ajuda. Na enorme sopa de letrinhas das marcas de celularesFold (dóbravel) e Flip (virar) já são mais que perfeitos para batizar a linha Galaxy de smartphones dobráveis. O 5G também pode ser removido: é obrigatório que um topo de linha tão avançado e caro tenha 5G

Nova linha Galaxy Z Fold e Z Flip no próximo semestre

O blog coreano Naver divulgou que a Samsung atualizará o display do Galaxy Z Fold 4, trazendo uma nova tela ultrafina e mais resistente. Entretanto, há dúvidas se o display estará presente no Galaxy Z Flip 4. A data de lançamento da linha Galaxy Z é mais "certa". A Samsung irá lançar a sua próxima geração de dobráveis no segundo semestre deste ano, entre agosto e setembro, no Galaxy Unpacked

No mesmo evento, a fabricante sul-coreana lançará seus novos modelos do Galaxy Watch. A próxima geração dos relógios inteligentes da Samsung já teve informações vazadas. A bateria do Watch 5 contará com capacidade de 276 mAh, um ganho de 29 mAh em relação ao Galaxy Watch 4 (247 mAh) .A atual geração do smartwatch tem como ponto fraco a baixa duração da bateria.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: XDA-Developers
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.