Servidores do Banco Central aprovam greve por prazo indeterminado
Créditos: Divulgação | Banco Central do Brasil

Servidores do Banco Central aprovam greve por prazo indeterminado

A paralisação começará a partir da próxima sexta-feira.

Servidores do Banco Central (BC) aprovaram na última segunda-feira, 28 de março, uma greve. A decisão aconteceu em uma reunião virtual com 1.300 funcionários. Foi solicitado um reajuste salarial de 19,9% e, sem conseguir chegar no resultado em questão, mais de 90% dos servidores decidiram iniciar uma paralisação por tempo indeterminado que começará no dia 1 de abril (próxima sexta-feira).

Recentemente, uma onda de protestos com paralisações temporárias já estava acontecendo, e o efeito dessa conduta já é sentido na prática, pois as coletas e divulgações de indicadores e dados financeiros foram comprometidas. Outros problemas menores foram observados, como o atraso na divulgação da Focus, uma pesquisa semanal disponibiliza pelo BC. Fabio Faiad, presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), informou ao CNN Brasil Business: "todos os setores do banco podem ser prejudicados".

(Créditos: Fernanda Strickland/CB/D.A.Press / correiobraziliense.com.br)

Foi explicado que a direção do BC irá se reunir novamente com representantes dos servidores, para tentarem debater sobre os serviços essenciais que serão seriamente comprometidos com a greve. Caso não seja possível chegar em um resultado positivo, Roberto Campos Neto afirmou, durante uma entrevista do Relatório Trimestral de Inflação, na semana passada: "existem planos de contingência para situações emergenciais":

Respeito o direito dos funcionários. Eu sei que eles têm um enorme senso de responsabilidade e que temos esquemas de contingência caso algo mais severo aconteça.

 

As paralisações temporárias aconteciam desde 17 de março, com quatro horas de duração - das 14h às 18h. Campos Neto decidiu cancelar algumas participações pré-agendadas para observar a mobilização dos servidores da autarquia. Antes da interrupção total, o atual presidente do Banco Central se reuniu com representantes dos servidores na noite do último sábado (26). Na ocasião, cobraram um posicionamento do governo sobre viabilidade do reajuste salarial solicitado.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: cnnbrasil.com.br Fonte: correiobraziliense.com.br
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.