Brasil é um dos líderes mundiais na distribuição de ataques DDoS, mostra estudo
Créditos: Lumen Technologies/Reprodução

Brasil é um dos líderes mundiais na distribuição de ataques DDoS, mostra estudo

Relatório da Lumen Tecnologies aponta Brasil como segundo maior host de ataques DDOS do mundo

A empresa de infraestrutura de redes Lumen Technologies divulgou nesta semana um relatório contendo informações de uma pesquisa relacionados a ataques DDoS (Ataque de Negação de Serviços). Os dados são referentes, principalmente, ao último trimestre de 2021. O relatório aponta que o Brasil é o segundo maior host de botnets para ataques DDoS do mundo, atrás somente do México.

Dentre os setores mais afetados com ataques DDoS, o setor de Telecomunicações está disparado na frente, com 54% dos ataques, seguido por Jogos (13%), Software e Tecnologia (10%), Governo (6%), Hosting (6%) e Finanças, com 5% dos ataques registrados. A pesquisa identificou 41.616 botnets localizados no Brasil, enquanto no México foram 45.719.

A empresa informa que durante o quarto trimestre de 2021, foram 3,7 mil ameaças DDoS ataques impedidos pelas soluções de segurança da empresa. Os dados da pesquisa apontam que os dispositivos nacionais, como computadores, foram os mais utilizados por cibercriminosos para distribuir os ataques virtuais, no restante do mundo. Foram mais de 41 mil registros de agentes maliciosos usando o Brasil como host dos ataques.

Já o centro de comando dos ataques DDoS não estão localizados no Brasil, ou no México. O estudo aponta que dois dos três países que funcionando como centros de comando (C2s) são da América do Norte, com Estados Unidos na liderança, com 554 C2s e o Canadá em terceiro lugar, com 197 C2s. Já os Países Baixos, na Europa, ficou com a segunda posição, com 266 C2s.

Mark Dehus, diretor de segurança da informação do Black Lotus Labs, divisão de pesquisa sobre ameaças da Lumen Technologies, afirma que as botnets continuarão existindo, portanto é necessário aprimorar as estratégias de segurança. "As botnets de DDoS continuarão existindo e, dado que os serviços de voz recentemente passaram a ser alvo, os provedores de VoIP deveriam garantir que suas estratégias de segurança abordem esses riscos daqui para a frente".

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Lumen Tecnologies
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.