Rússia considera aceitar Bitcoins na venda de óleo e gás para driblar sanções internacionais
Créditos: Andrey Rudakov | Bloomberg | Getty Images

Rússia considera aceitar Bitcoins na venda de óleo e gás para driblar sanções internacionais

Governo do país afirmou que pretende flexibilizar formas de transação e forçar países inimigos a comprarem gás russo em rublos

A invasão da Ucrânia, executada pelas tropas russas sob o comando de Vladmir Putin, continua sem sinais de que irá encerrar tão cedo. Enquanto diversos países e grandes empresas aplicam sanções à Rússia, o governo russo já afirmou que pretende ser mais flexível com as opções de pagamento para venda de óleo e gás

O presidente do comitê de energia Duma, Pavel Zavalny, afirmou em rede nacional que o Bitcoin está sendo estudado como alternativa para o pagamento das exportações. A Rússia é um grande exportador de energia, abastacendo diversos países da Europa com gás e óleo.

26/03/2022 às 21:04
Notícia

EUA enviam drones kamikazes para Ucrânia usar contra Rússia

O drone de forma autônoma se atira contra o alvo ao localizá-lo

O presidente do comitê afirmou que além do Bitcoin já está discutindo "há algum tempo" com os governos de países como China e Turquia, a realização das transações com base nas moedas internas dos países, como o Rublos e Yuan (moeda da China).

Em uma resposta direta aos comentários do governo russo, o Bitcoin apresentou aumento de quase 4% nas últimas 24 horas. No momento da publicação desta notícia a criptomoeda está com alta de 2,14% e valor de R$226.787.

Além disso, o presidente Vladmir Putin afirma que países que 'não são amigos da Rússia' terão de pagar pelo gás do país em Rublos e não em dólares americanos. O comentário do presidente fez o preço do gás na Europa subir de forma exponencial e traz diversas dúvidas sobre o mercado, caso a guerra se prolongue por tempo indeterminado.

De acordo com fontes da CNBC, a alta dependência das residências europeias do gás que vem da Rússia, principalmente para aquecimento das casas durante os meses de inverno, coloca boa parte do continente europeu em uma situação complicada.

As ações do governo da Rússia, em buscar se afastar das exportações com base no Dolar, abrindo portas para uso de outras moedas e Bitcoin, irá impactar de forma expressiva o mercado. Afinal, a Rússia é o país nº1 em exportação de gás, e muitos dos países impondo sanções à Rússia, são energeticamente dependentes do país.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: CNBC
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.