A Huawei vinha em uma crescente no final da década passada, ela estava começando a brigar com a Samsung e Apple pelo mercado de smartphones e oferecia soluções de ponta para diversas tecnologias, como redes 5G. Entretanto, após sanções do governo dos Estados Unidos, ela perdeu bastante os seus mercados, mas isso não impediu a gigante chinesa de obter um lucro recorde no ano passado.
Huawei anuncia sua primeira caixa de som em conjunto com a De...
Caixa de som tem bateria para 26 horas
Segundo o relatório anual da empresa, publicado nesta segunda-feira, a empresa sentiu os impactos das sanções norte-americanas em seu negócio. A receita da empresa durante o ano passado foi de um total de 636,8 bilhões de yuans, US$ 99,9 bilhões, uma queda de 28,5% em relação ao ano anterior, sendo a primeira queda de receita da empresa desde 2002.
Em um comunicado oficial, a diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, afirmou que o motivo dessa queda é o “desafio de continuidade de fornecimento” causado pelas ações estadunidenses, além de uma queda na demanda de 5G na China. Mas essa queda na receita não impactou tanto assim a empresa, que apresentou um aumento de 75,9% no seu lucro líquido em relação ao ano passado, totalizando 113,7 bilhões de yuans, US$ 17,8 bilhões.
Créditos: Reprodução / Gizchina
Incrivelmente esse é o melhor desempenho histórico da empresa, que está procurando se reerguer. Como era de se esperar, o acesso da empresa a recursos limitados de hardware e software, sem poder ter acesso ao Google Play Services, impactou ainda mais no ano da empresa, com a divisão de smartphones apresentando uma queda de quase 50% em relação ao ano passado, arrecadando um total de 243,4 bilhões de yuans.
A principal fonte de receita da empresa é a divisão de equipamentos para telecomunicação, que registrou um total de 281,5 bilhões de yuans, 7% menos que no ano anterior. Um dos principais investimentos atuais da gigante chinesa é em soluções de software com o seu negócio empresarial, que conta com tecnologias como computação de nuvem, que é a sua menor divisão atual, mas vem ajudando ela a manter bons resultados financeiros.
Sony começou a testar o maior sensor de foto para smartphones...
Modelo deverá ultrapassar o Samsung GN2 de 1/1.12 no ranking
Para conseguir reverter os problemas causados pelas sanções estadunidenses, a Huawei vem investindo bastante na sua divisão de pesquisa e desenvolvimento. Durante o ano passado ela gastou cerca de 142,7 bilhões de yuans no desenvolvimento de novas tecnologias e softwares para ela dependendo o mínimo possível de outras empresas futuramente.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: CNBC