Mesmo com sanções impostas pelos EUA, Huawei registrou lucro recorde em 2021
Créditos: Divulgação Huawei

Mesmo com sanções impostas pelos EUA, Huawei registrou lucro recorde em 2021

Entretanto a empresa registou o primeiro declínio nas receitas em anos

A Huawei vinha em uma crescente no final da década passada, ela estava começando a brigar com a Samsung e Apple pelo mercado de smartphones e oferecia soluções de ponta para diversas tecnologias, como redes 5G. Entretanto, após sanções do governo dos Estados Unidos, ela perdeu bastante os seus mercados, mas isso não impediu a gigante chinesa de obter um lucro recorde no ano passado.

25/03/2022 às 13:50
Notícia

Huawei anuncia sua primeira caixa de som em conjunto com a De...

Caixa de som tem bateria para 26 horas

Segundo o relatório anual da empresa, publicado nesta segunda-feira, a empresa sentiu os impactos das sanções norte-americanas em seu negócio. A receita da empresa durante o ano passado foi de um total de  636,8 bilhões de yuans, US$ 99,9 bilhões, uma queda de 28,5% em relação ao ano anterior, sendo a primeira queda de receita da empresa desde 2002.

Em um comunicado oficial, a diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, afirmou que o motivo dessa queda é o “desafio de continuidade de fornecimento” causado pelas ações estadunidenses, além de uma queda na demanda de 5G na China. Mas essa queda na receita não impactou tanto assim a empresa, que apresentou um aumento de 75,9% no seu lucro líquido em relação ao ano passado, totalizando 113,7 bilhões de yuans, US$ 17,8 bilhões.


Créditos: Reprodução / Gizchina

Incrivelmente esse é o melhor desempenho histórico da empresa, que está procurando se reerguer. Como era de se esperar, o acesso da empresa a recursos limitados de hardware e software, sem poder ter acesso ao Google Play Services, impactou ainda mais no ano da empresa, com a divisão de smartphones apresentando uma queda de quase 50% em relação ao ano passado, arrecadando um total de 243,4 bilhões de yuans.

A principal fonte de receita da empresa é a divisão de equipamentos para telecomunicação, que registrou um total de 281,5 bilhões de yuans, 7% menos que no ano anterior. Um dos principais investimentos atuais da gigante chinesa é em soluções de software com o seu negócio empresarial, que conta com tecnologias como computação de nuvem, que é a sua menor divisão atual, mas vem ajudando ela a manter bons resultados financeiros.

27/03/2022 às 15:00
Notícia

Sony começou a testar o maior sensor de foto para smartphones...

Modelo deverá ultrapassar o Samsung GN2 de 1/1.12 no ranking

Para conseguir reverter os problemas causados pelas sanções estadunidenses, a Huawei vem investindo bastante na sua divisão de pesquisa e desenvolvimento. Durante o ano passado ela gastou cerca de 142,7 bilhões de yuans no desenvolvimento de novas tecnologias e softwares para ela dependendo o mínimo possível de outras empresas futuramente.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: CNBC
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.