Vídeo mostra drone modificado da DJI jogando bomba em carro n...
Granada do tipo F-1 é lançado de um suposto DJI Phantom 4 em teste
Buscando aprimorar a qualidade das previsões do tempo e do clima, a Agência Espacial Europeia (ESA) está financiando o desenvolvimento de um app para smartphones Android.
Chamado de Camaliot, o aplicativo é desenvolvido pela ETH Zurich e vai combinar informações coletadas a partir dos aparelhos e também de satélites para revelar mais dados sobre a atmosfera.
Compatível com dispositivos com Android 7 ou superiores, o Camaliot cruza os dados de diversos satélites que orbitam em trajetórias fixas ao redor da Terra, recebidos pelo seu smartphone, registrando o momento e o local em que os sinais são trocados. Também são gravadas informações referentes à intensidade do sinal, à distância do satélite até o seu aparelho e também o modelo do aparelho.
Esses dados são vitais para a pesquisa, uma vez que a umidade do ar e as condições atmosféricas afetam diretamente a velocidade de deslocamento dos sinais pelo espaço e pelo ar. É a partir desses dados que o app consegue reconhecer como está o clima, se está seco ou chuvoso, por exemplo.
Uma vez analisados esses dados, os cientistas planejam contrastá-los com aqueles obtidos de estações meteorológicas, combinando os resultados para gerar novos modelos de previsão mais inteligentes e precisos, por meio de aprendizado de máquina (Machine Learning).
A equipe responsável pelo Camaliot afirma que a iniciativa, caso bem-sucedida nos smartphones, pode futuramente inclusive se expandir para outros dispositivos de Internet das Coisas (IoT), desde que eles possuam as conexões necessárias para a coleta dos dados utilizados. A inspiração, segundo a equipe, veio do projeto [email protected], que há anos usa sinais dos dispositivos de pessoas participantes em busca de sinais de vida extraterrestre, conforme destacou a The Verge.
Como instalar o Camaliot no seu smartphone Android
O App está disponível para download diretamente na Google Play Store. Depois de instalá-lo, é necessário abrir o aplicativo e selecionar a opção "Start Logging" para dar início ao rastreamento de informações. Após uma sessão de coleta, é preciso enviar os dados para o servidor da Camaliot.
A desenvolvedora afirma que dados como nome de usuário, senha e endereço de email são registrados nos servidores online apenas para fins de autenticação, não sendo utilizados em publicações ou pesquisas.
Como forma de incentivo para os participantes, o Camaliot planeja distribuir prêmios para os participantes na forma de vouchers da Amazon ou ainda com o sorteio de aparelhos telefônicos de dupla frequência. Segundo a organizadora, essas premiações vão até o dia 30 de junho.
Quais smartphones são compatíveis?
Segundo os responsáveis pelo app Camaliot, embora pessoas com smartphones mais simples ou antigos possam participar, o ideal é que o aparelho tenha receptores de dupla frequência. Essa tecnologia permite ao smartphone receber dois sinais GNSS simultaneamente, com frequências distintas.
De acordo com o engenheiro da ESA Vicente Navarro, é justamente a combinação da dupla recepção de sinal e do suporte à gravação de dados GNSS brutos o fator que aumenta a quantidade de dados úteis para a pesquisa que podem ser levantados, a partir do simples fato de as pessoas portarem e utilizarem seus smartphones no dia a dia.
No site da Camaliot há uma lista com alguns dos dispositivos recomendados, incluindo aparelhos como Galaxy S9, S10, S21, Google Pixel 4a e 5, Xiaomi Realme 6 Pro, Redmi Note 9 Pro Max, OnePlus 8 e 8 Pro, entre tantos outros. Você pode acessar a planilha completa clicando aqui.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: The Verge Fonte: Camaliot