Recentemente noticiamos que a Samsung foi acusada de estar limitando o desempenho dos seus smartphones em diversos aplicativos, isso acabou sendo confirmado pela fabricante, que pediu desculpas e afirmou ter removido esse limitador. Agora a Xiaomi também estaria fazendo isso, permitindo que apenas aplicativos de testes usem todo o poder dos aparelhos, mentindo sobre o desempenho real dos modelos.
Vazam as especificações do Xiaomi 12 Lite em benchmark
Aparelho está equipado com um Snapdragon 778G e 8GB de RAM
Segundo um tweet do próprio cofundador do Geekbench, John Poole, a gigante chinesa está limitando o desempenho dos apps com base nos nomes dos aplicativos. Isso significa que, quando os smartphones detectam que o usuário está abrindo um jogo, ele está diminuindo o poder do chipset do aparelho.
Para testar a sua afirmação, Poole disfarçou o app de benchmark com o nome do jogo Fortnite e isso impactou drasticamente o desempenho do celular. No total, o Xiaomi Mi 11 apresentou uma pontuação 30% menor em tarefas em single-core em relação ao teste realizado com o aplicativo Geekbench com o nome certo, além disso, em multi-core a pontuação caiu cerca de 15%.
Além de testar com o nome do famoso jogo da Epic Games, ele também afirma que um comportamento semelhante foi apresentado quando o software foi disfarçado como Genshin Impact. Supostamente a fabricante está limitando os jogos, e talvez alguns outros aplicativos mais pesados, para evitar que os celulares apresentem problemas de aquecimento, além de aumentar a vida útil da bateria.
Esse tipo de prática não é algo incomum no mercado de smartphones, mas, como apontado pelo Android Authority, o problema é a falta de transparência das fabricantes.
Galaxy S22 recebe update que remove limitador de performance
Atualização está sendo implementada para usuários na Coreia do Sul e interrompendo o Throttling
As alegações contra a Xiaomi estão acontecendo pouco tempo após ser descoberto que a Samsung também estava praticando isso, sem avisar os seus usuários. A sul-coreana pediu desculpas aos seus consumidores e lançou um patch removendo esse limitador, agora teremos que esperar para ver qual a resposta da gigante chinesa em relação a essas alegações.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: John Poole, Android Authority