EUA enviam drones kamikazes para Ucrânia usar contra Rússia
Créditos: US Marine Corps/Cpl. Jennessa Davey

EUA enviam drones kamikazes para Ucrânia usar contra Rússia

O drone de forma autônoma se atira contra o alvo ao localizá-lo

Passou-se pouco mais de um mês desde o início da guerra entre Ucrânia e Rússia, e apesar do líder Ucraniano, Volodymyr Zelensky, por diversas vezes, anunciar que o país está aberto negociações, ainda não se chegou a nenhum consenso entre os dois países.

26/03/2022 às 13:10
Notícia

Bombardeio russo destrói museu de computadores antigos na Ucr...

Museu contava com dezenas de computadores da década de 1980

Por outro lado, o exercito ucraniano continua a receber ajuda do ocidente para que continuem a resistir as investidas russas no país. Entre os mais novos equipamentos enviados pelo ocidente a Ucrânia, temos os drones Switchblade que compõe os equipamentos e armas enviado pelo Estados Unidos após a liberação das autoridades americanas.

De acordo com o jornal The New York Times, esses drones fazem parte do pacote de US$ 800 milhões da Casa Branca em ajuda militar destinado a Ucrânia, que conta com um adicional de 800 mísseis antiaéreos Stinger, 9.000 armas antitanques, 100 drones táticos, metralhadoras e lançadores de granadas.

Estes 100 drones Switchblade enviados pelo Estados Unidos são chamados informalmente de drones "kamikazes", isso graças ao sua habilidade de buscarem alvos utilizando de sensores a bordo e tecnologia GPS enquanto no modo autônomo e se atirarem contra ele, causando o dano devido a uma ogiva em seu corpo.

“Estes foram projetados para o Comando de Operações Especiais dos EUA e são o tipo de arma que pode ter um impacto imediato no campo de batalha”, disse Mick Mulroy, ex-vice-secretário assistente de defesa ao jornal inglês The Independent.

Os modelos de drones e o seu funcionamento

Os Switchblade são de uso único, como sugere a alcunha atribuído ao drone, logo são capazes de causarem um dano significativo em meio ao combate, sendo desenvolvidos para o combate individual ou em ataques a blindados.

O drone possui duas versões, sendo o modelo Switchblade 300, capaz de voar por aproximadamente 15 minutos, além de pesar apenas 5KG. O que permite que ele seja transportado facilmente dentro de mochilas, e seja uma excelente para combates individuais. 

O modelo Switchblade 600, diferente do seu modelo menor, este pesa cerca 50KG e foi projetado com o objetivo de neutralizar veículos blindados, além da capacidade de voar por aproximadamente 40 minutos.

“O tubo está montado como uma pequena argamassa no chão”, disse Steve Gitlin, que atuou como diretor de marketing da AeroVironment, durante uma entrevista em 2020 onde descreveu o drone. “Usando o sistema de controle de solo, o operador o lança. Ele sai do tubo. Suas asas se abrem.”

Continua após a publicidade

“Sua hélice gira e começa a voar na direção que o operador quer e transmitir vídeo ao vivo de volta para esse operador, visível na tela no meio dessa unidade de controle manual”, continuou, e adicionando que uma vez que a ameaça é identificada, “ eles então designam esse alvo na tela da estação de controle, e o Switchblade então navega no modo de orientação do terminal e detona nesse alvo”

Os drones foram desenvolvidos pela empresa AeroVironment, que teve seus Switchblade utilizados pela primeira vez no Afeganistão contra o Talibã em resposta aos ataques de 11 de Setembro, de acordo com o comunicado no site da empresa. E agora manifestou-se disposta a ajudar a Ucrânia a "ganhar contra os militares russos e impedir estrategicamente futuras agressões”

Por enquanto não se sabe quais modelos do Switchblade está sendo enviado as forças ucranianas, mas segundo um funcionário do alto escalão de defesa americana, sob as condições de anonimato exigidos pelo Pentágono, disse que não descartava a hipótese de que mais drones como esse fossem enviados.

Com esses novos equipamento o exercito ucraniano ganha mais poder e meios de repelir o exercito russo, mas torçamos para que a paz chegue o mais breve possível ao país.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: The Washington Post
User img

Diogo Batista

Um apaixonado por games, filmes de horror, livros e metal extremo. Começou a produzir conteúdo na internet quando tudo ainda era mato e não parou mais.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.