Governo disponibiliza Venda Digital de veículos em oito Estados
Créditos: serpro.gov.br

Governo disponibiliza Venda Digital de veículos em oito Estados

Confira como funciona a venda de veículos digital, uma nova opção na CDT

Na última quinta-feira, 24 de março, foi lançada oficialmente uma nova ferramenta no app da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Agora é possível realizar transações comerciais (vendas de veículos) sem a necessidade de reconhecimento de firma ou de assinaturas em papel. A proposta foi desenvolvida com o Ministério da Infraestrutura e Ministério da Economia, por meio do Ministério da Infraestrutura e Ministério da Economia, em conjunto com o Serpro - uma empresa pública de tecnologia da informação.

De acordo com Marcelo Sampaio, secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura:

Desde o início do governo temos o desafio de simplificar a agenda de trânsito. Avançamos na carteira digital, colocando ali não só a habilitação, mas também o documento do veículo e agora a autorização de transferência da propriedade do veículo, tornando o procedimento mais eficiente e tornando o Estado mais próximo das necessidades do cidadão.

 

Os seguintes Estados já podem aproveitar a Venda Digital: Acre, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Roraima. Quem tiver documentos emitidos a partir de 4 de janeiro de 2021, e for um proprietário de veículo, poderá aproveitar. A transação exigirá login com conta ouro ou prata na plataforma do governo, para aumentar a segurança para o comprador e o vendedor, que precisarão assinar a autorização para a transferência usando apenas os meios digitais.

(Créditos: gov.br)

Segundo Frederico Carneiro, secretário Nacional do Trânsito:

Esse processo é feito com a maior segurança, com requisitos de validação biométrica, reconhecimento facial, para trazer segurança para essa transação

 

Continua após a publicidade

Após concluir a venda em ambiente online, o proprietário deveria comparecer ao departamento de trânsito da sua região, para realizar a transferência do automóvel e fazer a vistoria. Caio Mario Paes de Andrade, secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, concluiu:

"Com o gov.br estamos revolucionando a forma como os cidadãos se relacionam com o governo, trazendo os serviços públicos para a palma da mão dos brasileiros. A Venda Digital é mais uma facilidade para a população e que reforça nosso compromisso de combater a burocracia e modernizar o Estado."

Até o momento, não informaram quando chegará em outras localidades ainda não mencionadas. É esperado que, avançando após esta fase inicial, outros Estados receberão, progressivamente, os benefícios explicados. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: gov.br Fonte: agenciabrasil.ebc.com.b
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.