5 opções de antivírus pagos e gratuitos para Android
Créditos: pixabay.com / Publicado por "mohamed_hassan"

5 opções de antivírus pagos e gratuitos para Android

Conheça diversas opções que podem ser úteis para preservar a segurança do seu dispositivo

Nós, do Mundo Conectado, separamos 5 opções de Antivírus pagos e gratuitos para você instalar no seu smartphone. Usuários de computadores, seja para trabalho ou para diversão, estão acostumados com diversas opções desses aplicativos. Afinal, sempre é positiva a tranquilidade adicional de poder contar com segurança em tempo real, principalmente se a máquina for usada para transferências bancárias ou para armazenar arquivos de trabalho - muito comum nos últimos anos, principalmente após a pandemia, quando a modalidade de Home Office ficou ainda mais popular.

Confira agora como melhorar a segurança no seu celular com o sistema operacional Android:

Gratuitos

(Créditos: Divulgação)

Este é um dos antivírus mais populares do mundo, e apesar de ser famoso pela sua versão paga (que iremos abordar logo mais), contém também uma edição gratuita com funções interessantes. Conhecido como "Kaspersky Mobile Antivirus: Segurança & AppLock", dois grandes recursos podem ser destacados:

(1) Verificação automática apps e arquivos locais, impedindo que domínios suspeitos tenham acesso ao armazenamento interno do seu dispositivo;
(2) Em caso de roubo, possibilita a ativação de um alarme remotamente, oferecendo opções que bloqueiam o aparelho e que ajudam a localizá-lo.

(Créditos: Divulgação)

Esta opção oferece 30 dias para testar a versão paga, mas iremos focar na gratuita desta vez, que disponibiliza verificação em tempo real, relatórios de segurança, suporte para tablet, log de atividades e bloqueador com alarme remoto (similar ao Kaspersky).

Continua após a publicidade

(Créditos: Divulgação)

Aqui temos um velho conhecido dos usuários de PC. O Avast sempre se destaca quando falamos de opções gratuitas, e no mundo mobile isso não é diferente. O app oferece alertas ao detectar spywares e adwares, e proteção contra phishing enviados por e-mails, assim como segurança adicional contra mensagens SMS infectadas e sites maliciosos.

Outras funcionalidades interessantes estão presentes, como rastreio de celular, cofre de fotos, economia de energia, App Locker (bloqueia com senha os softwares escolhidos), limpeza de arquivos indesejados, scanner Wi-Fi e teste de velocidade.

(Créditos: Divulgação)

O AVG é outro velho conhecido, presente em muitos computadores em meados de 2008. Para mobile, oferece uma variedade considerável de ferramentas, como bloqueador com senha, similar ao App Locker, localizador e bloqueador remoto de dispositivos roubados pelo Google Maps, com a possibilidade de disparar alarmes extremamente altos. Captura de foto quando erram o desbloqueio do equipamento por três vezes, com envio da imagem por e-mail registrado pelo dono anteriormente.

Fora isso, o básico também está presente, como proteção contra spywares, malwares e notificações de aplicativos indesejados ou que ofereçam riscos.

(Créditos: Divulgação)

Continua após a publicidade

O último desta primeira etapa da lista, mas não menos importante. Este software dispõe de proteção contra malwares e ransomwares, em uma função conhecida como "detecção agressiva de adware e programas potencialmente indesejados".

Uma função interessante é a análise em apps que monitoram os seus movimentos. Para encerrar, oferece um verificador de phishing em links no Google Chrome, avisos de padrões indesejados detectados na sua navegação, e ainda pode apagar bloatwares

Pagos

(Créditos: Divulgação)

Este é considerado um dos melhores do mercado por muitos especialistas. É otimizado e possui proteções adequadas para inúmeras situações. Existem opções de VPN, mas é necessário pagar a parte se quiser mais do que 200 MB gratuitos.

De resto, tem basicamente de tudo, desde bloqueio contra malwares, ransomwares integração ao Android Wear, bloqueador de sites suspeitos com suporte aos browsers mais populares, e outros instrumentos, como proteção de privacidade, bloqueio de aplicativo com senha, scanner Wi-Fi e opções de rastreamento se o celular for roubado.

 

(Créditos: Divulgação)

Outra opção que muitos já conhecem ou pelo menos ouviram falar. Assim como a anterior, é uma das opções mais poderosas atualmente. A proteção contra malwares é excelente, mas o pacote de ferramentas não é o mais robusto entre os seus concorrentes, pois retiraram as funcionalidades antirroubo e o bloqueador de links - algo especialmente problemático, pois costuma ser uma das funções mais requisitadas, ainda mais em apps pagos.

De toda forma, oferece um verificador de aplicativos, que confere as estatísticas de uso e comportamentos suspeitos, verificador de riscos de segurança e scanner de programas recém-instalados na Google Play. 

(Créditos: Divulgação)

Este apareceu em sua versão gratuita, e também é recomendado na paga. Em sua versão "completa", além da óbvia ausência de anúncios, a detecção de malwares é excelente, oferece varredura de novos apps instalados, bloqueio de phishing e tudo o que a versão gratuita disponibiliza. 

Quanto aos pontos negativos, ressaltamos a ausência do scanner Wi-Fi e das ferramentas para melhorar a privacidade que outros concorrentes diretos dispõem.

 

(Créditos: Divulgação)

A versão paga oferece vantagens consideráveis quando comparada com a gratuita. Entre as principais novidades, temos suporte técnico especializado, proteção contra malwares e tudo o que já é conhecido.

A edição Plus oferece VPN ilimitada, sendo uma opção interessante perto de outros que disponibilizam esses pacotes como versões avulsas das suas edições pagas.  Porém, o preço é menos amigável do que outros grandes nomes deste segmento.

(Créditos: Divulgação)

Para encerrar a nossa lista de recomendações, temos este que disponibiliza scanner de malwares em apps já instalados ou que estão sendo baixados. Protetor de privacidade para o Facebook, proteções Web, antifurto, análise da rede Wi-Fi, controles parentais completos e proteções em transações bancárias, com o Pay Guard. Assim como a opção anterior, mesmo sendo ótimo, o valor solicitado pela versão Premium é pouco amigável, e pode assustar alguns.

Este post foi inspirado nas dicas compartilhadas por estes sites: (1) (2)Dúvidas e/ou solicitações podem ser compartilhadas pelos comentários desta notícia ou nas nossas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: oficinadanet.com.br
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.