Android: como monitorar e limitar o uso de dados móveis
Créditos: pixabay.com / Publicado por "neotam"

Android: como monitorar e limitar o uso de dados móveis

Aprenda a configurar o seu celular de acordo com as suas necessidades

Usuários de internet móvel precisam sempre lidar com os limites de consumo impostos pelas operadoras. Os celulares com o sistema operacional Android, versão 8.0 ou mais recente, oferecem diversas opções para você controlar e visualizar a utilização dos dados móveis. Confira algumas sugestões que nós, do Mundo Conectado, separamos para você.

Verificar o uso de dados móveis e configurar um aviso de consumo

Antes de iniciarmos é válido ressaltar que as posições de alguns menus, assim como os nomes e descrições, podem variar dependendo do modelo do seu celular e, principalmente, da versão do seu Android. As imagens abaixo foram capturadas em um Samsung Galaxy S10+ com Android 12.

Com esse detalhe em mente, segue o passo a passo:

1 - Abra as "Configurações" do seu dispositivo (normalmente possui um ícone de engrenagem);
2 - Dentro das configurações, escolha "Conexões";



(Créditos: Mundo Conectado)

3 - Nesta tela, clique em "Uso de dados";


(Créditos: Mundo Conectado)

4 - Escolha "Ciclo de cobrança e aviso de dados";


(Créditos: Mundo Conectado)

Continua após a publicidade

5 - Por último, clique em "Definir aviso de dados". Logo após, clique em "Aviso de Dados". Quando estiver no segundo menu, escolha qual o valor do consumo da franquia que você não gostaria de ultrapassar. Se você exceder a quantidade escolhida, receberá uma notificação. Não esqueça de encerrar com o botão "Definir", para salvar as suas alterações.


(Créditos: Mundo Conectado)

Definir limite de dados

Outra opção muito útil é definir um limite de dados que você poderá consumir. Se a quantidade for excedida, o seu dispositivo irá bloquear o consumo da franquia móvel (a não ser que você escolha, manualmente, quais apps podem burlar essa limitação).

Contudo, lembre-se: se você consumir mais do que o oferecido no seu plano com a operadora, será necessário pagar para renovar a sua franquia (os preços variam, e depende da empresa contratada), ou esperar até o próximo mês para o seu pacote ser reiniciado. Use com cautela a ferramenta que permite burlar o limite configurado no smartphone.

1 - Siga os mesmos passos da etapa anterior, até chegar, novamente, na tela de "Uso de dados". Quando chegar nessa parte, escolha, mais uma vez, "Ciclo de cobrança e aviso de dados";


(Créditos: Mundo Conectado)

2 - Agora, ative "Definir limite de dados". Em seguida, escolha "Limite de dados";


(Créditos: Mundo Conectado)

3 - Escolha o limite que você gostaria de estabelecer, e clique em "Definir" para encerrar.


(Créditos: Mundo Conectado)

Continua após a publicidade

E aí, gostou das nossas dicas? Dúvidas e/ou solicitações poderão ser encaminhadas nos comentários desta matéria ou nas nossas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: support.google.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.