Um novo ataque russo à cidade portuária Mariupol, na Ucrânia, destruiu uma coleção particular que contava com mais de 500 itens tecnológicos diferentes. O local funcionava como museu e foi bombardeado, sendo completamente destruído. Um teatro na mesma cidade foi atingido e estima-se que cerca de 300 pessoas podem ter morrido nesse bombardeio, de acordo com a prefeitura.
Cronologia da Guerra na Ucrânia está a venda por NFT
Dinheiro arrecadado será usada para apoiar exército e civis do país
O museu contava com mais de 500 itens, entre eles computadores e consoles, além de hardware e periféricos em geral, de 1980 até meados de 2000. Toda a coleção levou mais de 15 anos para chegar no estado em que estava antes de ser destruída. A confirmação do ocorrido veio primeiro através do tuite de Mark Howlett, um colecionador entusiasta, além de uma resposta do Museu de Software e Computador da Ucrânia, que comanda os museus em Kiev e Kharkiv. Logo depois o próprio dono do museu confirmou em seu Facebook.
Dmitry Cherepanov, dono da coleção em Mariupol, está bem e seguro. O site onde o responsável pelo coleção mostrava tudo é o it8bit.club. Recomendo dar uma visitada e ver a vasta coleção perdida. Entre os consoles antigos, Cherepanov tinha um Atari 2600 (1977), Atari 7800 (1986), além de diferentes versões do MegaDrive, Master System, Nintendinho, Super Nintendo e o primeiro PlayStation.
Em sua coleção de computadores, ele tinha dezenas de marcas e modelos diferentes, a grande maioria era dos anos 1980. Na página do museu no Facebook, Dmitry escreveu (traduzido automaticamente):
"Saudações aos retro maníacos! Bem, é isso, o Museu do Computador de Mariupol não existe mais. Tudo o que resta da minha coleção que recolhi durante 15 anos são apenas um fragmento de memórias na página do FB, site e estação de rádio do museu. Vou tentar continuar a apoiar o site e a rádio RetroBit, mas a vida agora terá prioridades completamente diferentes. Não existe nem o meu museu nem a minha casa. Dói, mas definitivamente vou sobreviver e encontrar um novo lar!"
O dono do museu também abriu uma conta no PayPal para quem puder ajudá-lo nesse momento. Cherepanov mesmo diz que ajuda o exército ucraniano financeiramente. O site do museu, it8bit.club, também conta com uma rádio que só toca as músicas dos computadores e jogos retros.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: Adrenaline